terça-feira, 16 de dezembro de 2008

ALGUMAS PINCELADAS SOBRE A CULTURA 2009


















Dentro de pouco tempo, após diplomados todos os vereadores, prefeito e vice, teremos enfim a formação do governo da cidade, com os devidos secretários empossados e vida que segue.
Tomo a liberdade de dar alguns pitacos na área da cultura.
Penso que deve ser elaborado um calendário com tudo planejado, para que os alvinopolenses possam se programar.
Já de cara, vou falar do Festival de Música, que tradicionalmente é realizado no penúltimo ou último final de semana de julho. Eu tava pensando aqui comigo. Tem muita gente que fala que os melhores festivais foram organizados pela turma do colégio. Foi aí que ficou claro pra mim o motivo do sucesso desses festivais. Por ser organizado por uma turma de formandos, tinha enorme penetração junto aos alunos, que participavam com muito entusiasmo. É muito dificil um evento dar certo sem energia jovem. De um jeito ou de outro, a cultura não pode ficar longe da escola. Com o passar dos anos, o festival passou a ser organizado ou pela prefeitura ou por iniciativa de particulares. Houve anos em que foi bom, noutros caiu, declinando as vezes em patrocínio ou mesmo em participação do público. Eu particularmente tenho o festival como uma escola, onde os artistas, se souberem e tiverem curiosidade intelectual, podem tirar grande proveito. Mas é também um espetáculo e como tal, deve preencher uma lacuna de entretenimento também. O ideal então é que já se comece a pensar o festival desde já, analisando suas deficiencias e encontrando soluções criativas.
Mas a cultura da cidade não se resume aos festivais. É importante também pensar as exposições e mesmo as cavalgadas culturalmente. A exposição agropecuária e industrial poderia ser enriquecida com a presença de outros expositores e mais informações sobre Alvinópolis e sobre seu artesanato, suas riquezas, enfim, tornando-se quem sabe Exposição agropecuária, industrial e cultural de Alvinópolis.
Outro evento que considero de fundamental importancia, até pelo lado social é a criação de uma promoção dos melhores do ano, sempre no mês de dezembro, até como forma de estimular a excelência e de premiar os destaques da cidade, elevando a auto-estima da nossa gente.
Outra coisa que sinto de fundamental importancia é a produção de um CD com o nosso congado. Considero o som do nosso congado originalíssimo e seria uma pena e uma grande omissão das nossas gerações, perder uma referência sonora tão presente em nossa vidas. 
Bom, essas foram algumas coisas que pensei de relance, mas tem muito mais que podemos fazer. Muito trabalho para o futuro secretário da cultura, se é que a futura administração pretende criar uma secretaria para tratar de assunto tão importante. 

Nenhum comentário: