quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

CASA DA CULTURA - POR JOÃO CARLOS (JOÃOZINHO)










GOSTARIA DE DAR A MINHA OPINIÃO SOBRE A CASA DE CULTURA DE ALVINÓPOLIS: NA MINHA VISÃO DEVERIAMOS TER LITERALMENTE UMA CASA, OU SEJA, QUE A PREFEITURA ADQUIRISSE UM DAQUELES CASARÕES DA RUA DE CIMA E ALI MONTASSE UMA ESTRUTURA. PODERIAMOS MONTAR UM ACERVO DE FOTOGRAFIAS ANTIGAS E ATUAIS QUE RETRATASSEM A NOSSA CULTURA, CARNAVAIS, FESTIVAIS, TEATRO, FESTIVIDADES RELIGIOSAS,POLÍTICOS, CINEMA, FUTEBOL , ENFIM TUDO QUE ALVINOPOLIS TEVE E TEM DE BOM, UM REGISTRO PARA QUE A NOSSA HISTORIA NÃO SE PERCA NO TEMPO. NESTE ACERVO NÃO PODERIAMOS DEIXAR DE COLETAR TODAS AS PRODUÇÕES LITERÁRIAS DE NOSSOS AUTORES BEM COMO DE PESSOAS QUE ESCREVERAM SOBRE NOSSA TERRA. OUTRA COISA SERIA UM BIRÔ PARA PLANEJAR NOSSO CARNAVAL, EXPOSIÇÃO, CAVALGADA, FESTIVAL, DAR SUPORTE AO CONGADO, PROJETO BANDA DO FUTURO, INCENTIVAR A DANÇA, TEATRO, CONJUNTOS MUSICAIS, PRODUÇÃO DE ARTESANATO E OUTRAS ATIVIDAES CULTURAIS E QUE INCREMENTASSEM O TURISMO. A CASA DE CULTURA PODERIA AO LONGO DO ANO PRODUZIR E ACOMPANHAR PROJETOS NA ÁREA CULTURAL E APROVEITAR AS OPORTUNIDADES EXISTENTES NO ÂMBITO FEDERAL E ESTADUAL. ENFIM A CULTURA PODE E DEVE SER TRATADA COM SERIEDADE E EMPENHO. ALVINÓPOLIS SO TERIA A GANHAR.

 

APROVEITO PARA DESEJAR A TODOS ALVINOPOLENSES UM GRANDE ANO DE 2009.

 

JOÃO CARLOS DE SOUZA CARVALHO (JOÃOZINHO).

6 comentários:

Marcos Martino disse...

João, suas colocações são mais que pertinentes. Uma casa da cultura para Alvinópolis constituída pelo poder público e em prol da coletividade, é um sonho para todos nós. Quem conhece por exemplo a casa de cultura da vizinha Santa Bárbara ou mesmo de João Monlevade, sabe o quanto essas são atuantes e fomentadoras da atividade cultural nos respectivos municípios. Temos muita esperança na administração João/Sérgio, porém não sabemos até que ponto eles pretendem investir na área da cultura. Nossas administrações anteriores nunca tiverem nem sequer secretarias da cultura, apenas encarregados ocasionais, como foi inclusive o caso do próprio João Carlos em administrações passadas.

Marcos Martino disse...

Na administração que está se esvaindo, no seu final, tivemos até alguns avanços. A Mariângela Rodrigues Repolês ( que foi minha professora primária e a qual devo muito a minha formação moral e intelectual), assumiu a casa de cultura, mas não uma casa de cultura criada pelo poder público, mas pela Esther Naek, que como sabemos é uma Alvinopolense que se casou com um milionário Paquistanês e sempre que pode, atua em Alvinópolis, seja na cultura, seja na área social. Mariângela começou a trabalhar na área cultura à partir dessa fundação e conseguiu realizar um festival de música, que agradou a todos pela organização e pela seriedade. Só que essa organização impecável, acabou gerando um desgaste na relação entre Mariângela e Esther, que não ficou muito satisfeita pelo fato da Mariângela ter ficado com todo o crédito, quando ela havia iniciado o projeto do Festival. O certo é que, com desgaste ou não, o festival foi feito com grande sucesso. Não temos informações de como ficou a situação, sobre o que foi feito da casa de cultura, enfim. De qualquer maneira, achei importante relatar o fato, mesmo com as prováveis implicações políticas decorrentes.

Marcos Martino disse...

Sugiro a vocês a leitura de outros tópicos do BLOG que falam sobre o tema Cultura. São alguns pensamentos que pertinentes ao assunto abordado pelo João Carlos.

Marcos Martino disse...

Parece que o Ronilson Bada será o secretário de cultura e a prefeitura alugará a casa da Esther Naek na Pça Padre João Bosco para sediar a casa de cultura da cidade, local onde a empresária Alvinopolense teria até criado a sua própria casa de cultura. Parece que Deus escreve certo por linhas tortas, pois o sonho da Esther vai tornar-se realidade através da parceria com o poder público e estará muito em boas mãos com Ronilson. Aliás, trata-se de um sonho compartilhado por toda a classe cultural, delineado pelo Joãozinho nesse tópico. O único inconveniente é que trata-se de um imóvel particular, ficando a prefeitura impedida de promover benfeitorias sem a anuência das instâncias públicas adequadas.

Marcos Martino disse...

Email recebido da Esther:
Queridos conterraneos, feliz ano novo!!! Tivemos uma reuniao com o Prefeito Joao Galo Indio onde definimos a agenda cultural para o ano de 2009 e a pessoa que sera o Presidente da Fundacao Casa de Cultura. Estiveram presentes na reuniao o Mario Emilio Franca Moura, Wellington Magno de Fagundes, Jose Geraldo de Carvalho, Alexandre Cezario, Ronilson Gomes, Sergio Augusto (Vice Prefeito) Maria de Lourdes da Natividade, Clara de Souza Carvalho e eu. O novo Presidente da Casa de Cultura sera o Sr. Ronilson Gomes, nome indicado pelo prefeito e votado em unanimidade. Os demais componentes da diretoria serao definidos na reunioa que ficou marcada para o dia 14 de janeiro as 18 horas na casa da Clara (3855 1437). Eu continuarei ajudando qdo puder e com o maior carinho, pois o meu amor por Alvinopolis e singular e eterno, contem sempre comigo!!! Quero ver esta cidade crescer em nivel educacional e cultural e tenho certeza de que agora com estas pessoas comprometidas com a cidade e nao voltadas para os seus interesses pessoais, isto sera possivel. Gostaria de parabenizar o Alexandre mais uma vez por ter sido apontado a Secretario da Educacao e Cultura. Ele e um jovem novo, recem-formado e certamente com ideias muito enovadoras. Que Deus te abencoe neste cargo. A agenda cultural para 2009 esta em anexo e podera ser alterada se houver outras sugestoes. A Fundacao Casa de Cultura tera a Sede na propriedade que foi de Rita Angela de Crispim e sera inaugurada no dia 5 de fevereiro junto as festividades de comemoracao do aniversario da cidade. Peco `aqueles que puderem comparecer a reuniao na casa da Clara que o faca, para que ali seja definido a diretoria, poios Alvinopolis tem sede de progresso e mudanca. Um afetuosos abraco a todos e ate breve. Com carinho, Ester

Marcos Martino disse...

Mais um email enviado pela Ester Naek>Bom dia pessoal, tudo bem? Na administração passada eu ofereci a minha casa para ser a sede da Casa de Cultura por 1 ano gratuitamente (sem custos com aluguel), para que Alvinópolis pudesse iniciar este tão importante processo de divulgar a sua tão rica cultura a todos os cantos do pais. Infelizmente a coisa não vingou, mas a oferta continua de pé. Gostaria de avisar a todos vcs que qualquer das duas casas que o João decidir usar como sede da Casa de Cultura, terá 1 ano de aluguel gratuito, apenas gostaria que a prefeitura arcasse com os custos de agua, luz, adminsitracao, etc... O telhado foi rescentemente reformado e creio que necessita alguns retoques nas paredes, coisas pequenas. Vou ligar para o João e Ronilson (atual Presidente da Casa de Cultura) amanhã para acertarmos detalhes. Espero que esta administração possa cada vez mais envolver o povo para que o povo se orgulhe do que faz por sua cidade. Vejo que o grupo escolhido por João e aprovado por todos, é um grupo interessado em fazer pela cidade e não por si próprio. Me orgulho disto e por isto quero continuar me empenhando o máximo para ajudar no que for preciso, mesmo que para isto eu esteja me expondo a receber criticas daquelas pessoas invejosas que dizem fazer, mas a coisa não sai do lugar, pois apenas estão pensando em si proprio, os verdadeiros egocêntricos. . Um bjo para todos! Com carinho, Ester