domingo, 28 de dezembro de 2008

Qual a população real de Alvinopolis?


A sede de nosso município há muito tempo tem uma população estimada entre 15.000 a 20.000 habitantes, dependendo dos fluxos de época.

Nos tornamos uma cidade  exportadora de gente, primeiro porque os jovens quando chegavam a determinada idade tinham de se deslocar para centros maiores para continuar seus estudos e depois para buscar horizontes profissionais maiores, já que o município não oferecia muitas opções. Durante muito tempo tivemos Ponte Nova como grande pólo de influência e destino, mas com a chegada da BR -262 e do asfalto, passamos a ter João Monlevade como nosso primeiro pólo de influência e em seguida Belo Horizonte, para onde chegaram a se transferir famílias inteiras.

O resultado disso é que temos provavelmente, um número de Alvinopolenses morando fora do município bem maior que a própria população residente. Não tenho uma estatística nesse sentido, mas acho até interessante que alguma instituição da cidade, quem sabe uma secretaria de desenvolvimento social ou o próprio colégio encampem um projeto de pesquisa nesse sentido: um levantamento, um censo, um cadastro de alvinopolenses espalhados pelo país e pelo globo terrestre.

Tem alvinopolenses em Hong Kong, em Londres, na Alemanha, no Paquistão, na França, em Portugal, na Itália, enfim. Se formos pensar só em termos do território nacional, descobriremos Alvinopolenses em todos os rincões (se formos pesquisar mesmo, deve ter  Alvinopolenses  até em outros planetas).

Mas o meu principal objetivo é cutucar o preconceito daqueles que acham que apenas quem reside no município pode se considerar Alvinopolense legítimo. Eu, particularmente sempre falo com orgulho dos nossos causos, das nossas tradições, da nossa cultura e tenho certeza de que isso também acontece com a grande maioria. Os que tiveram de sair, hoje tem nos sites canais de comunicação instantânea, onde podem saber noticias frescas da matriz. Esses Alvinopolenses ausentes estão sempre prontos a retornar de alguma forma todo o suporte que a cidade lhes ofereceu, tem termos de formação moral e social. Os Alvinopolenses residentes ou não, estão ligados por uma corrente de amor, de cultura, de raízes. Cabe-nos trabalhar para que essa corrente não se rompa jamais e até se fortaleça. É preciso nos conscientizar que Alvinópolis extrapola os limites físicos do município e precisamos nos irmanar cada vez mais e não ficarmos nos atacando mutuamente como inimigos que não somos. E finalizo deixando com vocês a pergunta lá do título: Qual a população real de Alvinópolis?

Não deixe de deixar seu comentário no blog...

4 comentários:

J.Méyer disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
J.Méyer disse...

É isso Marcos, concordo com você plenamente, quando propus a festa do alvinopolense ausente, estava pensando exatamente tudo isso que você sabiamente escreveu. Quem sabe agora, quando "parece" que novos ares soprarão na terrinha, o João tenha a sensibilidade necessária para perceber que muito mais que promover uma festa, alvinopolenses espalhados por esse brasil afora, poderiam retornar e trazer não somente a experiencia, mas, divisas, que poderiam ser injetadas na economia local e, de fato, nossa querida terrinha experimentasse o progresso tão sonhado e mais que isso, talvez nossos jovens não precisassem como nós, um dia ter que partir e não ter mais a possibilidade de fazer a viagem tão sonhada da volta.

Vanderhugo disse...

Adorei o "deve ter Alvinopolenses até em outros planetas"...
pode estar certo de que tem!!!

Visita meu blog, tem um post em que faço referência a "Do outro lado do espelho".

Feliz ano novo... a ente se fala por esses dias!!!

anamineira disse...

Querido Marcos,
Estou lendo os textos postados, viajando em vários assuntos e adorando.
Parabéns!
Gostei da cutucada. Vale para nós que moramos fora. Também temos alguns preconceitos que precisam ser abolidos. Até achei alguns em mim... Vou cair matando a pau essas pragas que infestam meu caminhar vez ou outra.
Tô dentro dessa corrente de amor pela nossa cidade.
Agradecida pela visita no meu blog.
Um abraço apertado.