sexta-feira, 24 de abril de 2009

CONTABILIDADE DESUMANA


      Fico imaginando como devem estar se sentindo pessoas como Tatim, Ênio, Toquim, Paulo Andrade, Luciano, Zé de Quincas, Márcio de Muado, grandes experts das técnicas contábeis. Alguns deles, responsáveis pela transmissão dos conhecimentos, outros que abraçaram a profissão e que devem a sua formação primordial ao curso de contabilidade do Colégio Cândido Gomes. Se eu que me formei contador e não segui a carreira fiquei bastante chateado, imagino essas pessoas.

        A impressão que se tem é que alguns burocratas sentados em suas salas com ar condicionado, com apenas um click em seus computadores, estão deletando um século de cultura contábil, sacando mais uma das suas idéias geniais, mais um modismo estabelecido à partir de interesses obscuros, como quase tudo que se faz nesse país. Para esses tecnocratas, pessoas são apenas dados estatísticos numa planilha qualquer. É preciso lembrá-los de que existem pessoas de carne, osso e sentimentos na outra ponta. A contabilidade que propõem é desumana.

        Por outro lado, não podemos ser presunçosos, julgando as situações à partir de informações insuficientes, mas é que ate agora as explicações dadas não satisfazem. Dizem que foi uma diretiva governamental que pretende acabar com os cursos profissionalizantes nas escolas públicas, para que o ensino estatal se ocupe do básico.

        De qualquer maneira, tô achando que nosso pessoal, principalmente os nossos jovens estão aceitando tudo muito passivamente. Tá faltando a gente gritar, apitar, rasgar as roupas, incendiar pneus, fazer greve de fome, espernear,interditar rodovias, explodir alguma coisa, sei lá...fazer alguma coisa para lembrá-los que a gente tem sangue e merece respeito. 

8 comentários:

Corinha Policarpo disse...

É preciso maiores esclarecimentos sim, mas também que as pessoas ligadas ao fato tomem as providências necessárias para que algo tão prejudicial à nossa comunidade aconteça. Sou da turma de formandos de 1984 do Curso de Magistério, curso esse que me preparou para a vida através de pessoas como D. Mirian, Selma, Santana ( professores de Filosofia, psicologia e sociologia ) matérias fundamentais na formação de um ser humano.
Mas o que mais me deu forças na vida profissional foi o que aprendi com tantos outros professores como Ana Terzinha, Xandoca, Maria Gonçalves ( esta me acompanhou do jardim da infância - professora do 2º período quando ainda tinha 05 anos até me formar em técnico contábil ), Paulo Andrade, Vicente Rocha, Silvério, muitos outros nomes de tamanha importância, mas me reverencio aqui ao Enio Cota que me ensinou tudo que sei na área contábil, ele me preparou para enfrentar o mundo lá... fui integrante da turma de formandos do Curso Técnico em Contabilidade de 1987.Hoje posso dizer de carteirinha o quanto tudo isso foi e é impotante em minha vida.Ter os professores que tive, ter o privilégio de estudar na Escola Estadual Profº Cândido Gomes muito me honra.Hoje sou uma profissional admirada por uma equipe de mais de 300 funcionários da Matur Organização Contábil Ltda, um dos maiores e mais conceituados escritórios de contabilidade de Belo Hte, Minas Gerais e Brasil.Mais admirada ainda sou pelos administradores, uma empresa familiar e que com os 19 anos que lá estou tornou-se uma segunda familia prá mim. Se hoje ocupo o cargo mais cobiçado ( Gerente Adm. Financeiro ) é porque pus em prática tudo aquilo que aprendi há mais de 20 anos atrás. Alvinópolis com toda sua simplicidade de pacata cidade do interior tem um tesouro que é o Cándido Gomes, com seus diversos diretores ( José Silvério, Romulo, Figueiredo e outros), seus inúmeros professores, e demais funcionários como nossas queridas cantineiras ( Detinha, Santinha, D. Silvinha, D. Tereza ) até os cargos mais elevados. Estou aqui na minha simplicidade gritando por socorro, peço à autoridade competente que tome as devidas providências.
Obrigada pelo carinho e pelo espaço aqui sedido para deixar o gesto de indignação.

Marcos Martino disse...

Os chineses dizem que toda crise também gera oportunidade. Como escreveram no alvinews, quem sabe seja o fim de uma era e o começo de outra. Como falei na postagem, a contabilidade já está inserida na cultura local. Mas serão bem vindos cursos dentro das nossas vocações naturais, principalmente nas áreas da agropecuária e serviços. O que não podemos aceitar é que percamos um curso tão importante e útil para tantos, como bem atesta o depoimento da nossa Corinha, sem nenhuma compensação em termos de ofertas de novos cursos.

Sheila Vieira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sheila Vieira disse...

Marcos, como trabalho no ESTADO posso falar pelas coisas que tenho presenciado. As Secretarias de Educação Regionais bem como a Geral, estão "cagando e andando" (com o perdão da expressão, mas é assim que eles estão mesmo) para o Ensino Público. TUDO que eles querem é cumprimento de metas. Eu fico escandalizada com as reuniões pedagógicas que temos na nossa escola. Tudo é meta. Aluno TEM que passar de ano e não os interessa anota dele. Parece que o que estou falando é meio exagerado, mas é assim mesmo. A pressão sobre o professor para o aluno não repetir o ano é tão grande que se ele realmente não tiver uma boa estrutura e souber a não dar ouvidos a tanta asneira (porque tem ordens da Secretaria de Educação que parecem asneiras), ele desiste facilmente da profissão. A ideia do Estado é extinguir todo e qualquer tipo de curso profissionalizante. Aliás, a ideia do Estado é extinguir as aulas do noturno. Na escola que trabalho já não temos mais o 1º ano e parece que ano que vem não teremos o 2º. Eu fico até engasgada, mas a nossa triste realidade é essa. Péssimos salários e alunos dominando professor. Até que um dia acabem os alunos com tanta extinção de séries feitas pelo Estado.

Marcos Martino disse...

Tomei a liberdade de pinçar um comentário muito pertinente do Alvinews, assinado por uma pessoa chamada Maria Geralda: "Pessoal, vamos esclarecer as coisas em relacao ao fim curso de contabilidade, pois eu acompanhei este triste episodio, desde que comecou, ha 2 anos atras. Tudo comecou com a falta de compromisso do ex-secretario de educacao , que deixou de cumprir as metas estabelecidas pela Secretaria Regional, e justamente, devido a sua omissao, a Secretaria Ana Maria recebeu o oficio da Secretaria Estadual decretando o fim do curso de contabilidade em Alvinopolis, assim como em outros municipios. Foi enviado para o Aecio Neves um abaixo assinado contra essa brutalidade, mas sua assessoria de imprensa alegou que fazia parte do "Choque de Gestao". Nao posso negar que o curso de contabilidade em Alvi caiu de qualidade nos ultimos anos, vejo que muitos professores nao se preocuparam com seu trabalho, querendo somente numeros de alunos para aumentar o salario, mas agora é hora de superar, e caira sobre o municipio o onus do ensino tecnico para nossos jovens".

divino disse...

Formei em contabilidade nesta escola em 1960,(não era neste local ), nossa turma foi a menor de todos os tempos ( 5, eu Divino Linhares Cotta, Geraldo Duarte, Vicente Rocha , Maria José Machado e Jonia Megre ), e em 2010 faremos 50 anos de formatura, estou querendo reunir os remanescentes desta turma bem como os da turma do curso basico, para uma confraternização, e fiquei triste com a desativação deste Curso, e que apesar de seguir outra profissão, Tecnico em Eletronica , os ensinamentos aí recebidos foram muito importantes na minha vida.

Anônimo disse...

Jonia Megre Alvares foi minha professora em Acsita/Timóteo.Acho que ainda mora no Bairro São José,em Timóteo.

Maria da Conceição Prímola disse...

O choque de gestão do governo anterior, trouxe muitos prejuízos aos mineiro, principalmente à educação à saúde. Verbas recebidas do Governo Federal e não repassadas em 12 anos de gestão do PSDB. Acreditamos que tudo vai melhorar, com o esforço do governo estadual atual. O tal esforço já e visto negociando 40% de aumento aos professores. Por isso, as urnas em Minas responderam à altura a má gestão do governo do PSDB.