domingo, 17 de maio de 2009

POR ONDE ANDARÁ CHICO BREAD ?


Nos primeiros festivais de Alvinópolis, eu era um menino de 15/16 anos, muito curioso e atento, observando aqueles "heróis" todos que desfilavam seu talento.
Lembro-me do grupo AVE de OURO PRETO com músicas fantásticas como REZA. Eles tinham também um congado que dizia: Oi que faz a viola gemer...outra chamada Canto do Cisne Negro.
O grupo Ave desenvolvia uma dinâmica vocal como nunca mais ouvi nada igual, além da qualidade instrumental.
Lembro-me também dessa época, da cantora Cristina Valle, com sua voz de fada, pura sedução no cantar.
Mas para mim, a figura mais emblemática de todas atendia pelo nome de Chico Bread. Era um cantor e compositor cabeludão, que tocava gaita e violão ao mesmo tempo e tinha músicas com nomes engraçados. Uma delas nunca mais esqueci, era intitulada MORENA COR DE RAPADURA.
Não me lembro qual foi a colocação do Chico nos Festivais. As idéias dele eram irreverentes demais e como sempre existe um jurado ou outro mais conservador , pode ser que nem tenha vencido esses festivais. Creio que aparecerá alguém de memória mais privilegiada para complementar essa informação
De qualquer maneira, anos depois ouvi falar que ele havia mudado seu nome para Chico Bré, imagino ter sido uma tentativa de dar uma brasileirada no nome, já que Bread em Inglês significa pão. Existia também um grupo vocal famoso na época chamado Bread e pode ser daí que ele tenha tirado o nome artístico. Haviam outras músicas dele muito bonitas, lembro-se de outra, acho que se chamava VEM VOAR...dizia: " Vem voar, nas asas da jandaia...".
Nesse negócio de tocar gaita e violão, Chico me lembrava Bob Dylan, mas a semelhança acabava por ai, pois seu discurso poético não tinha os engajamentos do Poeta Folk americano, mas seguia pelo terreno do naturalismo.
Mas e aí, meus amigos! Deixo então a pergunta aberta: por onde andará Chico Bread ? Seria muito bacana se ele voltasse a Alvinópolis para uma apresentação.


15 comentários:

Anônimo disse...

Marcos,
Olha ele ai...
http://www.youtube.com/watch?v=s6GEXrW9S1c
Um abraço
Patricia

Marcos Martino disse...

Maravilha, Patrícia. Puxa vida. Valeu mesmo! Vou falar pra todo mundo ver...

Unknown disse...

Aí Marcos. Bem lembrado. Chico é um grande músico alem de ser gente finíssima. Quem sabe um convite poderia traze-lo de volta? Temos que agradecer a Patricia Loures não é? Abraços a todos, Neguinho.

Marcos Martino disse...

Pois é, Neguinho. Essa Net é fabulosa né. Seria mesmo genial. Já pensou ele e o Flávio do Carmo...

Marcos Martino disse...

Embora eu acho que a foto dos pães tá até bonitinha, seria legal se alguém tivesse uma foto do Chico Bread real pra gente colocar lá. Ideal que fosse uma dos antigos festivais. Quem sabe o Mauro tenha...

Anônimo disse...

Consegui um telefone que me disseram ser dele, mas, acho que tá errado,vou tentar conseguir um e-mail e pedir uma foto e uma visitinha aqui...o que vc acha?

Marcos Martino disse...

Bacana, Patricia. Fico aguardando. Enquanto a foto não vem, ficam lá os pães franceses mesmo. Garanto que ele vai achar muito engraçado.

Anônimo disse...

Marcos, falei com o Chico. Uma simpatia. Não sabia que ele era parente de Dodô. Ele ficou feliz em saber da sua lembrança. Vai fazer uma visita aqui. Vai mandar a foto também. Continua a mesma peça rara. Se quiser te mando o celular por e-mail.Um abraço.

Matheus Sathler Portugal disse...

Olá, Sou Matheus Portugal,ator do Filme Sonhos Reais, Chico Bread é meu amigo e tambem participou do filme que brevemente será lançado, ele deu uma entrevista no Programa Ssla de Cultura e Raízes que meu pai apresenta aqui na TV. estou lhe enviando o Link da matéria dele com vídeo, aproveito e envio o trailer do Filme SONHOS REAIS ao qual ele tambem participa com os filhos encenando personagem Egípicio, divulge o Fime para os amigos do orkut.

http://www.programamaoamiga.com.br/blog1/chico-bread-o-talento-da-mpb/

http://www.programamaoamiga.com.br/blog1/ultimas-gravacoes-do-filme-sonhos-reais

Matheus Sathler Portugal disse...

Gostei muito de descobrir este Blog que fala de meu amigo Chico Bread. Sou Teógenes Nazaré Produtor e Apresentador do Programam Mão Amiga, e Produtor do Programam Raízes da TV CATUAÍ afiliada a Rede Minas. Chico Bread é um artísta completo, precisamos encaminhá-lo a outras mídias para que seja divulgado para que ele não perca o incentivo. atualmente CHICO reside aqui em minha Cidade Manhuaçu, e é ator de um filme fque estou produzindo com mais de quatrocentos voluntários. Busque "Sonhos Reais" no meu Site www.programamaoamiga.com.br
Abraço Teógenes Nazaré, também sou músico compositor, estou classificado no Garagem do Faustão, entre no Site do Faustão e busque "Teógenes" me conhecerá, peça prá galera votar e comentar sobre a música Natureza Morta, em pról do Planeta.

http://www.programamaoamiga.com.br/blog1/ultimas-gravacoes-do-filme-sonhos-reais/

Marcos Martino disse...

Olha que interessante...então quer dizer que o nome Bread tem mesmo à ver com pão. Ele foi padeiro em Alvinópolis. Então tá explicado. Bom, o video do Chico tá bacana, mas pra dizer a verdade, gostava mesmo é de ouvir as músicas dele. É um compositor diferenciado, com musicalidade, poesia e cultura holistica.

Unknown disse...

Estive com o grande artísta e que tem orgulho de ser desta cidade Chico Bread, ele conta com orgulho como foi sua adolecência e juventude aí em Alvinópolis, chora quando fala nos primeiros Festivais que participou e conquistou, tem muita saudade dos amigos. Recentemente Chico Bread fez parte de um documentário sobre o Rio Manhuaçu exibido pela TV. Brasilia. Chico ainda toca sua viola e Gaita, fez parte de um elenco do filme independente "Sonhos Reais" que encontra-se no "youtube"(Sonhos Reais Trailer), Seu próximo trabalho será realizado com crianças carentes do CAÍC onde estará desenvolvendo um projeto Social em parceria com a prefeitura de Manhuaçu MG.
Chico Bread merece ser homenageado pela Câmara Municipal de Alvinópolis pelo grande artísta que é, e eleva o nome da Cidade.

http://www.programamaoamiga.com.br/blog1/chico-bread-o-talento-da-mpb/Estive com o grande artísta e que tem orgulho de ser desta cidade Chico Bread, ele conta com orgulho como foi sua adolecência e juventude aí em Alvinópolis, chora quando fala nos primeiros Festivais que participou e conquistou, tem muita saudade dos amigos. Recentemente Chico Bread fez parte de um documentário sobre o Rio Manhuaçu exibido pela TV. Brasilia. Chico ainda toca sua viola e Gaita, fez parte de um elenco do filme independente "Sonhos Reais" que encontra-se no "youtube"(Sonhos Reais Trailer), Seu próximo trabalho será realizado com crianças carentes do CAÍC onde estará desenvolvendo um projeto Social em parceria com a prefeitura de Manhuaçu MG.
Chico Bread merece ser homenageado pela Câmara Municipal de Alvinópolis pelo grande artísta que é, e eleva o nome da Cidade.

http://www.programamaoamiga.com.br/blog1/chico-bread-o-talento-da-mpb/

"Eu vou morrer um dia, a música vai ficar..." disse...

olá! Sou filha dele e adorei o blog, é uma grande iniciativa... Atualmente ele mora em manhuaçu e acho que vocês já conseguiram entrar em contato... ele continua tocando e compondo musicas ótimas, tenho muito orgulho... e seria excelente marcamos uma visita a Alvinópolis e lembrar de tempos dos festivais, ele iria ficar emocionado. (vou mandar uma foto pra você Marcos, pra colocar no lugar dos Pães) ^^ Beijos a todos

Marcos Martino disse...

Anaíta, aguardo a foto prometida. Com relação ao festival desse ano, creio que teremos menos dinheiro do que o esperado, assim não teremos dinheiro para uma coisa que desejávamos fazer, que seria homenagear artistas das primeiras edições. Mas para o ano que vem, quando o festival completará 30 anos, já começaremos a trabalhar logo que termine o desse ano e tudo faremos para homenagear um monte de gente boa. De qualquer maneira, se vocês quiserem participar, as inscrições estarão abertas no inicio da próxima semana.

ACADEMIA DE CIÊNCIAS, LETRAS E ARTES DE MINAS GERAIS COM SEDE EM MANHUAÇU disse...

O CHICO BREAD FEZ UMA PARTICIPAÇÃO ESPECIAL NO MEU EVENTO DE INTERCÂMBIO CULTURAL "MINAS-RIO 2008". ELE FOI A PRICIPAL ATRAÇÃO DA NOITE... GRANDE TALENTO!
VEJA MAIS INFORMAÇÕES NO MEU BLOG: www.comendadorfabriciosantos.blogspot.com