sexta-feira, 19 de junho de 2009

OS INIMIGOS DA CULTURA

Impressionante como a cultura tem inimigos.

Quem frequenta os murais da cidade pode perceber claramente como tem gente advogando contra nossos eventos culturais.

São pessoas que não conseguem enxergar valor em nosso Congado, nossa banda de música e que não reconhecem o trabalho e valor dos nossos artistas.

Nosso festival, por exemplo, é combatido e existe uma luta aberta para sepultá-lo definitivamente.

Mentes mais rasas não conseguem enxergar seu potencial educativo, o imenso laboratório de criatividade que o mesmo pode criar, a variedade de culturas em interação, enfim...só coisas positivas.

Vivemos uma ditadura da maioria, em que tudo tem de ser feito para o povão, só pão e circo para a multidão gulosa de diversão e gozo dos instintos mais selvagens, quando a democracia pressupõe o atendimento a todos os segmentos.

O mais irônico da situação é que tudo o que um pai de familia pode querer é que seu filho ou filha tenha estudo, uma formação, para ter acesso a um padrão de vida melhor e uma CULTURA melhor também.

Mas ao mesmo tempo, existe esse culto ao popularesco, ao raso, ao anti intelectualismo.

Há quem diga que são reflexos da personalidade do presidente, que legitima a não obrigatoriedade de qualquer refinamento para chegar até o mais alto posto da nação.

Mas se querem saber a verdade, no caso de nossa cidade, penso que o principal problema mesmo é a falta de união dos nossos agentes culturais, que se encontram dispersos, seja por divisões politicas, seja por visões diferentes, seja mesmo pela cegueira dos egos.

Assim, são organizadas diversas ações isoladas sem foco e o bolo financeiro que já é pequeno, fica dividido em migalhas.

Pra completar, não se consegue uma interação entre a cultura, a educação, os empresários e a administração pública.

Desde que me entendo por gente, jamais se conseguiu que nossos politicos e empresários conseguissem enxergar o valor da cultura.

E devo confessar a minha incompetência nesse sentido, pois desde sempre tento advogar pela causa da cultura mas não consigo ser ouvido com a seriedade devida.

Quem sabe a cultura tá mesmo morrendo...e eu é que tô hesitando em aceitar...

Nenhum comentário: