quinta-feira, 20 de agosto de 2009

POLÍTICOS QUE SONHAM


Plano piloto de Brasilia-DF

Ai do prefeito, do administrador, do ser humano que não sonha.

Antes de toda construção, vem o sonho.

Gosto dos sonhadores, dos que fazem planos, que imaginam novos cenários, novas realizações, novas perspectivas.

Prefiro os que sonham com coisas até aparentemente difíceis de se realizar. (Já pensou se JK tivesse desistido?)

Tenho preguiça dos realistas, que antes de ouvir o relato de um projeto já têm um não na manga, prontos para desenganar, para destruir qualquer idéia que não sejam as suas. Eles quase sempre dizem: - não vi e não gostei. Não querem renovação de nada, querem que o mundo continue como está, preferem a inércia ao dinamismo.

Tudo bem que seja importante preservar nossas memórias materiais e imateriais, mas quem é conservador radical, acaba obsoleto, atropelado pela dinâmica da vida.

Há pouco tempo estive reunido com um político amigo. Em poucos minutos de conversa ele enumerou pelo menos uns 20 sonhos, projetos que gostaria de realizar em sua gestão. O problema é que político não pode sonhar, pois isso pode acabar gerando problemas pra ele. Quando sonha e expressa publicamente esses sonhos, fatalmente a oposição vai fazer uso político e interpretar esses sonhos como promessas.

Dizem que o poder modifica as pessoas e acredito que muda muita coisa mesmo. O sujeito tem de deixar de ser ele mesmo para encarnar um personagem, cumprir ritos, contrariar muitas vezes até a própria natureza. O político no fundo é um solitário, pois embora viva cercado de correligionários e do famoso cordão, pode compartilhar seus sonhos com pouquíssimas pessoas. Precisa ser cuidadoso com o que diz, pois um companheiro de hoje pode ser o inimigo de amanhã.

Os mais pragmáticos podem até dizer: no mundo objetivo só tem valor quem realiza! Além do mais, muitas vezes os políticos bem intencionados se perdem ao ouvir conselheiros do mal, que se instalam feito verme nos labirintos do poder e envolvem os políticos do bem com suas politicagens mesquinhas e com sedutoras propostas de corrupção.

Mas continuo insistindo que o antídoto contra esse veneno é o sonho.

O político que sonha, não sonha apenas para si, mas para muitos, sonhos grandes e pequenos, obras e ações que realmente melhorem a vida das pessoas.

Que os políticos sonhem mais...pois não realiza quem não sonha.

2 comentários:

Marcos Martino disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marcos Martino disse...

Uma coisa importante a se considerar: nem todos os sonhos são bons. Hitler por exemplo, tinha o sonho de fazer do planeta uma grande Alemanha, sem negros ou judeus. Osama Bin Laden sonha em explodir os Estados Unidos e quem sabe, o vaticano. Os sonhos dos psicopatas são perigosas ameaças que pairam sobre o planeta.