sexta-feira, 25 de junho de 2010

ELIMINATÓRIAS - A MELHOR FÓRMULA


Amigos, uma sugestão de um participante de várias edições do festival nos leva a uma reflexão. Ele sugere que façamos uma eliminatória na sexta à noite e outra no sábado à tarde, fazendo a final no sábado à noite. Pensamos em princípio em fazer as duas eliminatórias na sexta e sábado à noite, fazendo após as apresentações a somatória das notas e depois, anunciando as premiadas. No entanto, pode ser que seja uma boa idéia termos essa atividade a mais no sábado à tarde, afinal, muitos reclamam que o sábado não tem muitas atividades. Mas queremos ouvir vocês. Digam o que pensam no enquete ao lado. Aliás, digam tudo o que pensam. Para isso, existe espaço no site do festival: www.festivalalvinopolis.com.br. Muitas músicas de extrema qualidade estão chegando. Essa semana chegaram novas inscrições do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, etc.

sábado, 19 de junho de 2010

NOVIDADES SOBRE O FESTIVAL

Parceria com o Site PALCOMP3, um dos maiores distribuidores virtuais de música do País.

Agora as pessoas poderão baixar e montar seus cds com músicas vencedoras dos festivais de Alvinópolis, desde a vencedora do primeiro festival como dos últimos.

Algumas pessoas ligadas à organização do festival estão levantando um acervo que irá disponibilizá-las à medida que forem digitalizadas, uma vez que muitas dessas canções encontram-se armazenadas em fitas k-7 e cds de vinil.

De qualquer maneira, gradativamente as músicas serão postadas e permanecerão no site, desde que os autores liberem os direitos autorais.

O endereço do palcomp3 é: www.palcomp3.com.br/festivalalvinopolis

INSCRIÇÕES CHEGANDO

Vem chegando inscrições de vários pontos do País. Este ano já temos inscrições até de Recife, o que muito nos enobrece. Um orgulho recebermos inscrições da cidade de Alceu ValençaTemos também músicas inscritas de São Paulo e outras regiões do país.

CADA VEZ MAIS DIFÍCIL FAZERMOS O PRÉ-FESTIVAL

Infelizmente está ficando cada vez mais distante a idéia de um pré-festival por falta de espaço de pessoas ou empresas que topem bancar.

ARTISTAS DA TERRA

Pessoal, a cena local estará na vitrine e esperamos a qualidade de sempre. Pedimos que de uma forma ou de outra nos ajudem a difundir o Festival de forma viral, enviando informativos de todas as formas, pela internet, no boca-a-boca, por carta, por céu, por terra e por mar.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

UFV - UNIVERSIDADE FESTIVAL DE ALVINÓPOLIS

Não me canso de dizer que o Festival de Alvinópolis foi a minha faculdade. Os diplomas, são os troféus que tenho na sala da minha casa em Alvinópolis e que meu pai e minha mãe orgulhosamente expuseram. Desde os primeiros festivais assisti a quase todos . Só não fui ao primeiro que aconteceu em 1976 quando ainda tinha 12 anos de idade. Foram anos e anos assistindo a fina flor da música mineira desfilando pelos palcos Alvinopolenses. Por incrível que pareça, a maioria ficou anônima, mas não tem problema. (Na realidade, a história é feita pelos anônimos). Alguns, por questões que só alguém lá de cima pode explicar se destacam, mas mesmo os eleitos tem de se espelhar em alguém, ter lá seus precursores. Artistas como Gil Damata, Marco Holanda, Cristina Vale, Grupo Ave, Primo e Fanuel, Sergio Seidel e Carlos Gerson, Nilson Chaves, Bauxita, Milton Edilberto, Zé Beto entre outros não ficaram famosos por umas dessas fractais estradas do destino que não os conduziram ao tal lugar certo na hora certa. Mas nós Alvinopolenses tivemos a sorte de assistir a esses artistas fenomenais em sua melhor forma. Hoje vejo uma meninada muito nova montando bandas e participando. Isso me alegra e muito. Infelizmente os festivais não pipocam tanto pelo estado com nos idos anos 80, mas pelo menos em nossa pequena Alvinópolis ainda há espaço para os compositores novos, para as novas idéias, para a criatividade. Existem sempre aqueles que insistem em dizer que festival não traz voto e não leva grandes públicos. Mas será que tem de ser assim? Será que tudo nessa vida só vale se der dinheiro ou voto? Pois eu digo que realmente o festival não é pra grandes massas descerebradas. O festival é pros músicos, pros jovens afim de exercitar sua arte e para aqueles que tem paciência e mente aberta para ouvir novas canções, degustar boas letras, boas poesias. Agora, se você não se enquadra nesse perfil tem trocentas cavalgadas, micaretas, rebolations e outras festas lhe esperando todo final de semana em qualquer lugar.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

LINGUAS PODRES


Já ouviram falar dos terríveis monstros dragões da ilha de Komodo? Esses répteis horrendos possuem uma característica que tem muito a ver com determinadas pessoas em Alvinópolis: a lingua podre. Essas pestes são capazes de inocular veneno com o simples respingar de um pouco de sua saliva fedorenta . Os dragões de Komodo vivem escondidos, porém observando tudo, esperando a hora oportuna pra sair da toca e golpear alguém com sua lingua de chicote. Segundo me disseram, eles já rastejam pela região a muito tempo. Toda vez que alguém tenta fazer alguma coisa boa , eles aparecem espalhando suas maldades e especulando sobre o improvável. Já me falaram que em Alvinópolis tem uns espíritos ruins que já rondam a cidade a séculos; Já houve sensitivos que disseram passar mal quando vão a Alvinópolis. Tá explicado: passam mal por causa da funesta presença dos demônios de Komodo que são criados no seio da sociedade, quer dizer no seio, na periferias, seja onde for.Ah...os Dragões de komodo costumam comer na mão de alguns poderosos da cidade, inclusive de outros répteis. Dizem que são parentes pré-históricos dos crocodilos, dos jacarés, das largatixas. Eles não são fáceis de se matar. Dizem que tem um que gosta de comer maçã, mas que se deu mal por causa disso. Mas isso é uma outra história. De qualquer maneira, meus nobres conterrâneos: muito cuidado com os linguas podres. Por via das dúvidas, vou reforçando as rezas pro meu anjo da guarda, colocando algumas cabeças de alho no bolso e alguns santinhos também. E se sentir um cheiro de lingua podre no ar, já olho pra baixo e me protejo desse ser rasteiro. Vade retro, coisa ruim!

quinta-feira, 3 de junho de 2010

NOVAS NOTICIAS DO FESTIVAL


EXCELENTE A PROCURA

Muita gente já vem consultando sobre o Festival e já temos inscrições de excelente nível.
Se Deus quiser, vamos bater todos os recordes de inscrições.

SOBRE ESTILOS

Algumas pessoas perguntam sobre os estilos musicais permitidos, mas todos os estilos podem entrar. Só não podem músicas na lingua estrangeira ou apenas instrumentais.

POLÊMICAS

Algumas pessoas perguntam sobre as votações reveladas na hora com tabuletas. Por um lado, favorece o espetáculo. Por outro, já revela os premiados antes de se anunciar os prêmios, comprometendo a surpresa e gerando polêmicas durante o evento, indispondo as pessoas contra o juri, enfim, causando mais problemas que benefícios para o evento.

MUITA GENTE JÁ TRABALHANDO

Chegam noticias de que a galera já está trabalhando de forma ferrenha nas composições e ensaios. O nível geral promete ser sensacionante.

O SITE

Vai evoluir à medida que os patrocinios forem captados. Já temos o site no ar www.festivalalvinopolis.com.br, mas vamos evoluindo à medida que tivermos novas noticias.