terça-feira, 27 de setembro de 2011

A ÚLTIMA VENDA!

Recebi a noticia do falecimento do Chiquito da rua de cima e fiquei bastante triste. Há alguns dias estive em Alvinópolis e o vi na sua venda fazendo contas sobre a mesa. Devem haver outros, mas é o ultimo comercio de Alvinópolis ainda conhecido como "venda": venda do Chiquito. Ele era uma pessoa incomum, indignado com os rumos políticos, porém calejado, acostumado as tramoias que vem de muito tempo. Era uma figura muito popular e sua venda atraia principalmente mulheres de todas as partes que vinham comprar seus panos para fazer roupas, além da freguesia de miudezas da rua de cima. Chiquito era um sujeito tido como bravo, cara fechada, mas no fundo era doce, extremamente compreensivo e amigo de sua freguesia. Ontem falando com pai, ele lembrou da paciência do Chiquito em tempos de dificuldades da família, quando ele mantinha o crédito e a caderneta abertos mesmo quando o dinheiro não dava pra pagar tudo. A paisagem da rua de cima vai ficar mais pobre. A vendinha do Chiquito vai fechar e com ela muito da nossa história. Resta saber o que os herdeiros e parentes vão fazer ali, mas não tenho dúvidas de que a rua de cima vai mudar, não sei se pra melhor ou pra pior, pois não perdeu apenas uma pessoa. Perdeu um dos seus símbolos. 

Um comentário:

Marcos Martino disse...

Olá Marcos. Bom dia. Meu nome é Cristiano, sou jornalista e moro em Ipatinga, mas passei boas férias durante minha infância em Alvinópolis. Minha família é toda daí, apesar de meus pais já morarem aqui no Vale do Aço há mais de 40 anos.
Minha avó paterna já falecida morava na Barra do S, e por muitos anos passei na frente desta venda a caminha da sua casa. Realmente é uma pena ver mais uma parte da história da cidade morrer. No entanto lembro que acho que resta ainda uma venda. Pelo menos ainda existia na última vez que tive aí visitando algumas tias e primos há uns seis meses. Ela fica alí próximo aquela farmácia, ao lado do Hospital, perto de uma casa de materiais agrícloas, sentido bairro Souza, onde também tenho parentes. Não sei o nome daquele pessoal, mas alí tem uma venda muito antiga, que vale a pena ser registrada no seu blog cara.
Parabéns pelo post.