segunda-feira, 7 de maio de 2012

ULTIMAS DAS ELEIÇÕES 2012

PERIGOS

Fico vendo as pessoas postando nos murais, colocando já nome de candidatos e tudo. Recomendo muito cuidado. Estive num seminário sobre as eleições 2012 e pelo que tudo indica, a justiça eleitoral vai pegar pesado. Propaganda extemporânea está proibida. Por muito pouco, candidaturas serão impugnadas.

IMPARCIALIDADE NO FACEBOOK

Fiz de tudo para manter a imparcialidade, mas ninguém acredita. Quanto tentamos ser imparciais, o lado B acha que pendemos pro A e vice-versa. Na discussão do facebook, a turma do PMDB achou que eu estava favorecendo o outro lado quando alguém publicou o tal relatório do TCE. Por outro lado, recebi msgs de pessoas dizendo que eu havia criado um grupo pra favorecer o PMDB e o PT. É muito difícil.

A REALIDADE

Eu pelo menos quero não só ver as propostas, como saber se o candidato tem condições de cumprir com o que se compromete. Terá de demonstrar capacidade, conhecimento da real situação da prefeitura, articulação junto as instancias estadual e federal, além de sonhar a cidade junto com o povo. Muitas vezes o candidato segue pelo caminho que acha o justo, o mais indicado, mas o povo discorda e demonstra isso nas urnas. É esperar pra ver.

O PT

É a grande novidade na eleição deste ano. Pelo que tudo indica, terá mesmo candidato próprio. Resta saber qual o entendimento que o Partido dos Trabalhadores tem da cidade, já que não temos uma forte tradição sindical, um dos pontos fortes para captação de votos do partido na maioria das cidades em que vem conquistando prefeituras. De qualquer maneira, tem sido notável o amadurecimento do partido e sua disposição de dialogar com a cidade. 

MARILAC, NEM DE CARLITO ou LEDES

Imagino que desses três nomes, sairá o candidato do PV/DEM/PR etc. Marilac é filha de um dos melhores prefeitos que a cidade já teve, o Sr. Nilo. Seu nome vem crescendo.. Nem é empresário bem sucedido e tem potência financeira, já o Ledes Cota é vereador há vários mandatos e vem se preparando para ser candidato há algum tempo.

PMDB

Até que se prove o contrário, o candidato é Milton Ayres de Figueiredo. Milton é bastante conhecido, prefeito por duas vezes e é um dos candidatos mais fortes. Há quem diga que existe a possibilidade de não concorrer, por causa de problemas com o Tribunal de Contas do Estado. Se ele não entrar, não se sabe quem será escolhido para substituí-lo. Não sei se existem pesquisas para medir seu coeficiente de transferência de votos. Vamos aguardar...

JOÃO GALO ÍNDIO

Embora as pessoas mais esclarecidas venham fazendo fortes críticas com relação a diversas coisas, só as pesquisas dirão qual o grau de satisfação da maioria da população para com as obras do Galo. Na minha opinião uma das coisas que pesou é que ele comunicou pouco. Além do mais. muitas coisas que para mim seriam fundamentais, para ele não foram. As pessoas também reclamam muito que a cidade está suja, feia e mal cuidada. Mas temos de estar atentos. Cada um tem sua escala de prioridades e como disseram alguns, algumas anseios, como a reforma da praça são sebastião, são solicitações burguêsas e o governo dele é para o povão. Será? Só mesmo uma pesquisa para medir o grau de satisfação...e a pesquisa principal e a única que importa é a própria eleição no dia 07 de outubro.

OTIMISTA

Ao contrário do que muitos podem pensar, acho que temos bons candidatos. O que precisa haver por parte de todos é um sentimento de grandeza, de pararmos de pensar pequeno, de projetarmos um futuro factível, realista, mas que nos leve alguns passos à frente. Não podemos é continuar na inércia, sem avanços, sem perspectivas para os jovens e para as famílias. E que a participação política não se restrinja à eleição apenas, afinal de contas, a política não se encerra no pleito. Que façamos a melhor opção, que vença realmente o melhor ( ou a melhor) e que depois sejamos, se não formos parceiros, que pelo menos não trabalhemos contra o próximo governo eleito. É o desejável. Será possível? Só o tempo...



2 comentários:

Anônimo disse...

chatoooooooooo

Marcos Martino disse...

Vixe...lá vem eles...os anônimos. Mas este daí eu até já sei quem é...pela maneira de escrever. Não escrevo mesmo pra agradar ninguém. Só o que penso. Pelo menos aqui, sou responsável pelo que escrevo e assumo as consequências. E muita água vai passar debaixo dessa ponte...