domingo, 20 de maio de 2012

10 MANDAMENTOS DE UM BOM PREFEITO


Fiquei pensando comigo...quais seriam os mandamentos para que um prefeito fizesse uma boa administração na cidade? De sopetão, escrevi uma lista, mas que pode ser acrescida de outras qualidades também importantes. Mas vejam a que saiu:


1) - Um bom prefeito em primeiro lugar deve mostrar ao eleitorado que conhece a fundo as finanças da prefeitura . 

2) - Em segundo, não pode prometer aquilo que não tem condições de cumprir. 

3) - Em terceiro, deve abrir mão das festas  caras, investindo mais nos artistas da cidade. 

4) - Em quarto, tem de ter deputados parceiros pra buscar recursos e tentar atrair empresas. 

5) - Em quinto, deve ter um mapa do município e contemplar todas as comunidades com serviços e benfeitorias.

6) - Em sexto, deve dar uma volta todas as manhãs de carro pela cidade para ver os principais problemas. 

7) - Em sétimo, deve continuar convivendo e interagindo com o povo, frequentando os principais espaços. 

8) - Em oitavo, deve governar para todos, estabelecendo um diálogo civilizado com outros grupos e mantendo a população informada sobre tudo que envolva a administração. 

9) - Em nono, deve ter voz de comando pra ser respeitado 

10) -Em décimo. conseguir calar o ego e a vaidade para evitar os puxa-sacos que impedem que os líderes enxerguem a realidade e possam intervir. 

PEGUEI MAIS UMA LISTA DO FREI MARTINHO NA INTERNET, UM BLOG QUE TEM COMO FILOSOFIA A IMPARCIALIDADE. 

1° colocar gente honesta e competente nos cargos de responsabilidade, se possível sem vínculo político.
 
2° tornar as contas e atos da administração transparentes.
 
3° cancelar o concurso público sob suspeita.
 
4° parar de nomear apaniguados para comporem os Conselhos Municipais.
 
5° não dar sequência a contratos milionários que são contestados judicialmente ou pelo tribunal de contas, a fim de poupar que o patrimônio do Município seja transferido para particulares.
 
6° dar o exemplo pessoal como autoridade do Município, ou seja, não beber á ponto de ficar embriagado, não ser mentiroso, não ser promíscuo, respeitar a família sob todos os aspectos, não ser desonesto e achar que ninguém vai ficar sabendo dos trambiques, não fazer acertos em detrimento do Município, não pagar veículos de comunicação para se livrar de críticas, enfim, que seja um homem de verdade. Que a dignidade seja o caminho escolhido.
 
7° dar prioridade para a Educação - Valorizar a figura do professor e, sobretudo valorizando seu salário. O professor precisa se sentir reconhecido pela administração pública, não se pode cobrar de uma classe trabalhadora sendo que seu salário mal dar para as necessidades básicas do dia-a-dia e deixar de ser hipócrita.
 
8° excluir qualquer ato ou atitude que lembre alguma coisa como perseguição política. O prefeito que persegue, maltrata e até mesmo demite, aquele servidor humilde, honesto, simplesmente porque este tem opinião, pensamento diferente da sua. A liberdade de expressão há de ser respeitada dentro daquilo que chamo de respeito mutuo.
 
9° um bom prefeito é aquele que é administrador, empreendedor e busca soluções para o desemprego é uma meta não a ser buscada, mais sim alcançada. Busca permanente por parcerias empresariais e todos aqueles que podem e tem capacidade financeira de investir no município.
 
10° e por ultimo um bom prefeito não é aquele adorado, idolatrado, e sim aquele respeitado. O bom prefeito é aquele que têm consciência de seu poder perante a opinião do povo; o bom prefeito é aquele que se esforça para ser honesto, sem que para isto tenha que ser humilde; o bom prefeito sabe ouvir, observar, para somente daí tomar as decisões importantes, há de ser esperto muito mais que inteligente, é aceitável admitir erros de um bom prefeito, mais a burrice vem de burro, jumento, esta ninguém aceita. O bom prefeito, principalmente os de cidades pequenas, é aquele que anda sempre sem dinheiro no bolso, o bom prefeito é aquele que é bom sem ser idiota, sem ser pateta, o bom prefeito é raro, sua existência incomoda, ou será que ele não existe?



quarta-feira, 16 de maio de 2012

SONHOS FARAÔNICOS DO MARCOS MARTINO


Gustavo opinou no mural do Alvinews classificando meus sonhos como faraônicos. Uai, será que fui faraó na outra encarnação? Que nada. Um humilde morador da parte alta abandonada e nada mais. Alguns sonhos podem ser um tanto  utópicos até que realizados. Mas quem sabe? Discordar ou concordar faz parte do jogo democrático. Mas perguntem ao Milton, ao João Galo Índio, ao Marcinho, ao Sr Nilo Gomes se dá pra administrar uma cidade sem apoios estaduais ou federais. Garanto que não. Mas vejam abaixo algumas idéias que o Gustava classificou como faraônicas. Algumas difíceis de se realizar, outras sem perspectivas no momento, mas se não sonhar, se não planejar e correr atrás, não sai nunca. Então sonhemos e façamos. Vamos as idéias ( já publicados no alvinews).
  • Transformação do Parque de exposições num espaço multiuso e realização de feiras multissetoriais por lá.
  • Retomar o projeto do Ginásio inconcluso do Parque de exposições – que está abandonado e cheio de  mato. Reavaliar seu uso. Para mim,  terá maior utilidade transformado em centro de convenções, teatro, espaço para shows, formaturas, com salas e até espaço para exposições, arquivo e biblioteca. Dizem que está travado no ministério público. Então que destravem...
  • Asfaltamento até os distrito de Major Ezequiel – trata-se de um distrito já muito próximo da BR. Com poucos quilômetros dá pra integrar o distrito de forma muito mais forte.
  • Asfaltamento até Fonseca – um distrito mais distante, que sempre se sentiu abandonado pela sede, tanto que interage mais com Santa Bárbara que é mais próxima. O asfaltamento até o distrito seria importante em muitos sentidos. Não apenas para escoamento de produção agrícola, mas para abertura de novas fronteiras industriais, minerais e turísticas.
  • Cenário positivo – dois eventos importantes acontecerão nos próximos meses, que serão a Copa do Mundo de 2014 e a duplicação da BR 381. Com isso, haverá demanda por rodovias alternativas. O Governo do estado está com o projeto Caminhos de Minas, que pretende asfalta novas vias no estado. O cenário não poderia ser melhor. Existem outros trajetos importantes também, como o que foi sugerido por uma internauta, ligando por Asfalto Alvinópolis e Mariana.
  • Reforma da Praça São Sebastião – sonhar nunca é demais e em princípio, não tem nem custo. Pois é. Parece voz geral que poucos gostam da praça do jeito que está. Quem gosta é pela praticidade do novo desenho. Então, o que precisamos é de um projeto que agrade aos olhos de quem vê ( com um pouco mais de paisagismo), com a parte de jardins muito bem feita, com um piso bonito de se ver e bom de se pisar ( sem desníveis),  que seja agradável de se frequentar. Por exemplo, os banquinhos que existiam eram ilhas, bons de se sentar, namorar, enfim.  Do jeito que ficou,  tem de sentar todo mundo junto naquela roda. Coletivar os namoricos é complicado. Mas finalizando o tópico, olhar preço, montar um projeto, buscar recursos não fica caro. Pelo contrário: sai de graça pro município. O negócio é aparecer alguém que tope a empreitada e busque a verba. Quem se habilita?
  • Descentralização –O município é grande, mas quase todo ocupado com  pastagens. Será que tem alguém pensando no enorme potencial econômico do município como um todo? Haverá espaço para descentralizar? Para por exemplo, criar distritos industriais nos distritos e vilarejos? É uma pergunta que não sei responder.
  • Cultura – vejo a cultura local como uma esfera diferente, que precisa extrapolar as paredes partidárias e ideológicas. Tem pessoas muito boas em todos os grupos políticos.: independente de quem vencer a política, penso que os agentes  culturais precisam continuar dialogando,  interagindo e pensando a cultura local. O problema da cultura é a falta de percepção de sua importância por parte do eleitorado e até por parte dos políticos, que não veem no segmento um ponto de angariar votos. Só os estadistas, os políticos com P Maiúsculo conseguem enxergar a importância da cultura para a formação dos cidadãos. 
  • Calendário obrigatório - em minha opinião, a cidade deveria ter um calendário obrigatório, com eventos contemplados com recursos para a sua realização, recursos esses aprovados pela câmara e no orçamento do município, para eventos como o FESTIVAL da MÚSICA, FESTA DA CHITA, CARNAVAL E EXPOSIÇÃO AGROPECUÁRIA. IAL e ANIVERSÁRIO DA CIDADE. 

domingo, 13 de maio de 2012

PUXÃO DE ORELHAS

Já levei puxão de orelha de tudo enquanto é jeito por escrever sobre política. Embora tente ser imparcial, as pessoas não tem essa leitura. Se escrevo algo sobre a Praça São Sebastião, a turma do PMDB se sente agredida. Se repito o que chega ao meu conhecimento, da cidade estar feia e cheia de buracos, a turma do galo se descontenta. O certo é que ninguém gosta de crítica. E sendo sincero: o quadro político da cidade está muito indefinido e não tenho a mínima noção em quem vou votar. Alguns podem até cogitar: - Ah, o Marcos Martino é simpatizante do DEM. Que coisa. Nunca tive essa ligação com o Democratas, PFL, Arena ou como queiram. Tive e tenho afinidades com pessoas. como tenho com gente de todos os partidos. E uma coisa curiosa: não sei nem se ainda vale, se já expirou, mas em Alvinópolis fui filiado ao PMDB. Como não pedi desfiliação nem me filiei a outro partido, devo ser filiado até hoje. Filiei-me a pedido da minha mãe, para atender a uma demanda do meu primo José Eduardo há muitos anos atrás. Mas a turma do PMDB ficou brava comigo por causa de uma tal carta que circulou em Alvinópolis falando sobre uma provável inegibilidade do Milton. Vejam o paradoxo: não fui em quem lancei a carta. Apenas fiz uma pergunta a partir do que me disseram na rua. Depois alguém publicou a tal carta no facebook, aliás, não era uma carta, mas um relatório do TCE. Essa foi inclusive uma das razões de eu ter tirado o grupo do ar. Primeiro porque podem surgir fakes com identidades falsas e depois porque estavam aparecendo postagens com denúncias infundadas e eu não tenho tempo de ficar o dia inteiro vigiando. Mas diante do exposto, entendo por que tanta gente boa evita se expor. A partir do momento que você se posiciona em qualquer assunto, acaba de uma forma ou de outra atingindo alguém ou algum interesse e criando inimigos aqui e acolá. O problema é que, se todos se calarem, se ninguém se expressar ou se indignar, se não houver contraponto, não haverá mais cidadania, só complacência com todo tipo de desmando. Eu só quero uma coisa: o melhor pra Alvinópolis. Eu, como muita gente que ama essa terra, sonho com prefeito ou prefeita que possa nos resgatar o orgulho de sermos Alvinopolenses. Muito se fala de prefeitos maravilhosos que tivemos no passado, que realmente transformaram a cidade,  mas não podemos ficar nos vangloriando do passado. Precisamos agir é no presente e teremos esse poder com nossos votos. Então, que tenhamos menos paixão e mais amor pela cidade. Que desta vez invertamos a lógica convencional e votemos com a razão e não com o coração. 


quinta-feira, 10 de maio de 2012

A PRAÇA DA BAIXADA - DESARMANDO OS ESPÍRITOS


FAZENDO JUSTIÇA AO PMDB

Pessoal, sejamos justos. O que a administração Pmdebista tentou foi  resolver certos problemas reclamados na época, como a difícil manutenção da grama, já exaurida, como a questão de algumas árvores já podres, que segundo estudos, precisavam ser retiradas.

SÓ QUE ALGUMAS COISAS NÃO DERAM CERTO

Aumentaram a área cimentada diminuindo a quantidade de área verde como forma de diminuir a grama, constantemente pisoteada nos eventos. O bloquete utilizado na praça, pra mim não foi o ideal. Pode ser funcional, mas muito rústico, feito para superfícies de carga maior. Além do mais, o nivelamento do piso também revelou-se deficiente, revelando desníveis que são feios esteticamente e ainda produzem acidentes. Outra coisa foi a obra de arte colocada no centro da praça, que acabou não tendo grande aprovação.

ESPAÇOS DE CONVIVÊNCIA

Os banquinhos da praça também foram substituídos.Os bancos anteriores permitiam vários tipos de interações. Eram usados pelos namorados, pelos amigos, pelas turmas, para o pessoal que ia tocar violão, contar piadas, etc. Os assentos atuais são coletivos e permitem interações diferentes. Pode até ser pensada uma configuração mista, mas o importante é oferecer alternativas para os encontros entre as pessoas. A praça é principalmente um espaço de convivência. 

NINGUÉM GOSTA DE SER CRITICADO

As pessoas que fazem as coisas se sentem injustiçadas quando criticadas, pois suaram sangue para que a obra acontecesse. Mas como disse Renato Russo, “não há tempo perdido”. O que foi feito pode servir de base para o que virá.

O QUE FEZ A ATUAL ADMINISTRAÇÃO

O prefeito atual também não promoveu grandes reformas. Só algumas ações pontuais até louváveis, como a prática de esportes (quadra de peteca) e agora a academia popular. Quer dizer, fez intervenções, mas não reformas. Talvez, por apostar todas as fichas na saúde, principal bandeira de campanha, não dê para priorizar outras áreas. Mas está sempre em tempo. 

PRAÇA NÃO DÁ VOTO?

Há quem diga que o grosso da população não está nem aí. Eu já vejo de outra forma. A praça é onde Alvinópolis se encontra, onde recebe os amigos de outras cidades, espaço de convivência e civilidade. É como se fosse uma sala de estar, portanto deve ser bonita, bem cuidada e funcional. Os cidadãos se sentem orgulhosos de sua praça e os visitantes também tem uma excelente impressão da cidade. 

A PRIMEIRA IMPRESSÃO É QUE FICA 

As pessoas chegam a Alvinópolis, passam pela Bio-Extratus, pela Cia Fabril Mascarenhas e depois desembocam numa praça enorme, linda, aberta para todos. Não pode ter impressão melhor.

REPERCUSSÃO NA INTERNET

De uma maneira geral, a repercussão dos movimentos dos AMIGOS da PRAÇA tem sido boa. Muitos projetos e ideias apareceram. Agora, o que falta é transformar esses sonhos em realidade. Tava vendo o mural do Alvinews. Apareceram algumas boas idéias lá.

ENGENHEIROS E PROFISSIONAIS VOLUNTÁRIOS

Alguém sugeriu vários nomes de engenheiros e arquitetos Alvinopolenses. Quem poderia cooptar esse pessoal para uma conversa? Quem tem contato dessa galera? Poderíamos convidar essa pessoas para uma conversa? Teria de partir de quem? Sugiro uma conversa no Industrial, uma instituição legítima da praça.

AGENTES POLÍTICOS QUE PODEM AJUDAR

Alguém citou que pra fazer tem de ter o apoio da Prefeitura. Eu duvido que o prefeito João Galo Indio crie qualquer problema. Muito pelo contrário. Mas é obvio que falamos de política e as coisas precisam ser bem concatenadas. De qualquer maneira, sem um bom projeto na mão, nada feito. Mas que tal então evoluirmos no projeto e termos um orçamento em mãos, prevendo as intervenções, discutindo com os moradores da praça, enfim, interagindo com a comunidade. Depois será correr atrás dos recursos em niveis estadual e federal. 

EU ACREDITO

Como disse o Pedrinho, para este ano será impossível, posto que é ano político e nada pode ser feito. Mas para 2013 é mais que possível. Que tal já irmos providenciando esse projeto, oferecendo-o de presente para os futuros administradores da cidade? Que tal despolitizarmos a praça, para que pelo menos uma vez na vida consigamos fazer algo de consenso, algo com que possamos nos orgulhar e onde a família alvinopolense se reconheça? Depende principalmente do nosso amor pela cidade. Pra isso, esse amor terá de derrotar o ódio que vem da política. É difícil, mas eu acredito.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

A PRAÇA DO FUTURO

Há pouco tempo escrevi no site ALVINEWS sobre as metamorfoses da praça. Quem não tiver lido, acesse: http://www.alvinews.com.br/coluna/Literatura/MarcosMartino/2012/Baixada2012/BaixadaMetamorfose.htm.Pois é! Precisamos harmonizar beleza com praticidade. Há quem ache que ficou muito mais prática assim. Eu não posso considerar prático o piso todo irregular, mal feito, o acabamento rudimentar, a substituição do verde pelo concreto. Tá certo que a praça precisa ser pensada como espaço multi-usos para eventos e outras atividades. A Academia de ginástica foi muito bem vinda sim. Mas a praça merece mais conforto e beleza. Quem sabe um olhar feminino, mais sensível. A praça precisa principalmente de um piso novo, mais nivelado e belo. Os bloquetes são bons para ruas, não para a praça. Talvez o nosso mal é que sempre ficamos esperando que a prefeitura tome as iniciativas. E se nós nos organizarmos, montarmos uma comissão supra-partidária e começarmos a pensar a praça? Quem sabe se pegarmos uma foto, com vista de cima e começarmos a pensar no que poderia ser feito para deixar a praça do jeito que sonhamos? Conclamamos os engenheiros, os arquitetos, os paisagistas ou vários para somarem conosco. Precisamos de um projeto, de um orçamento e depois, quem sabe não consigamos uma verba em Brasília ou junto ao governo do estado? Não almejamos isso?  Então mãos á praça, quer dizer, mãos à obra.  Depois poderemos levar o projeto para a apreciação dos partidos que vão concorrer a prefeitura e vamos ver quem é que o encampa e oferece alternativas para a revitalização que a gente sonha. Tem alguns políticos da cidade que acham que ninguém tá nem aí pra praça e que não dá voto.. Eu já acho que quem não se preocupar com a praça tá fora da praça ( perdoem o trocadilho infame). 

terça-feira, 8 de maio de 2012

EMANCIPAÇÃO OU INTEGRAÇÃO DOS DISTRITOS?

Se você perguntar a um morador de Fonseca de onde ele é, ele não dirá que é de Alvinópolis. Ele se dirá Fonsequense. Se perguntar a um morador do Major Ezequiel de onde ele é, a mesma coisa. Não existe sentimento de pertencimento. São povos de culturas diferentes e não tem o mesmo jeito de sentir as coisas como os Alvinopolenses da sede. Ninguém torce pro Industrial em Fonseca e a maioria dos Fonsequenses nunca ouviu falar do Pinta Rato. Eles não cantam Adeus Marinha nem Bambas do Gaspar. Algumas pessoas defendem que não tem disso, que na carteira de identidade consta Alvinópolis. Pode até constar nos documentos, mas não no coração. Os distritos estão presos por laços institucionais e não emocionais. Há quem pense que esse negócio de emancipar distritos é uma bobagem, até que só deveriam existir cidades com mais de 15.000 habitantes( Alvinópolis passaria raspando...). Mas de uma coisa eu tenho certeza: o povo desses lugares não se sentem Alvinopolenses. Conheço pessoas do Major Ezequiel. Vocês não imaginam quantos Majorenses residem em Monlevade. Muitos deles são empresários bem sucedidos. Eles tem uma cultura própria, são excelente comerciantes e tem uma forte veia política. Já o povo de Fonseca, tem mais ligações econômicas com Catas Altas e Santa Bárbara, cidades mais próximas. Até o relevo e o solo são mais parecidos com aquela região das Minas Gerais. Mas por outro lado, Fonseca é um grande curral eleitoral, manancial de votos. Pra que emancipar e perder os preciosos votos daquele povo? Por outro lado, tem as leis vigentes e a impossibilidade da emancipação, pelo menos em curto prazo. Quando houve janela, não foi conveniente politicamente. Quem sabe na próxima? Aliás, tem de saber qual é realmente o sentimento dos fonsequenses, já que a cidade  interage pouco com eles. Este talvez seja um ponto a se pensar para os próximos governos: a integração do município como um todo. Quem sabe com o asfaltamento, através do projeto Caminhos de Minas? E a ligação para o Major, que já fica pertinho do asfalto? E intercâmbio também, seja cultural, seja educacional, em todos os sentidos. Tá certo. Talvez nem seja a emancipação o mais indicado, mas então, que haja uma integração real, com projetos de ganhos mútuos, com representações fortes, com o real desejo de levar os distritos para Alvinópolis e Alvinópolis para os distritos. E tem outra: isso tem de envolver não só a administração municipal e seus instrumentos. Tem de envolver também as pessoas. Sem isso, 

segunda-feira, 7 de maio de 2012

AS RELAÇÕES AZEDAM


Complicadas as relações humanas.Quantas vezes fazemos amigos, nos encantamos com suas qualidades, nos irmanamos, relevamos os defeitos para usufruir das companhias. Neste interim defendemos esses amigos de todas as línguas malditas, entramos na frente de tiros, fazemos de tudo por essas amizades. Isso acontece também nos romances. A pessoa amada é perfeita, sem máculas, digna de adoração. Mas o tempo desvela tudo e nada resiste à ferrugem da rotina. Dos amigos, enxergamos as mesquinharias, a hipocrisia, os interesses, que são inerentes ao ser humano...e até a nós mesmos ( ninguém quer enxergar as próprias imperfeições). O que era encantamento, vira desencanto. O que era lealdade, conveniência. O que era defesa, vira ataque pelas costas. O que era amor, vira ódio, rancor, calúnia, julgamento sumário sem direito à defesa. A certa altura da vida, sobram poucos amigos.Já dizia Cristo que os amigos mais leais o trairiam e o fizeram. O salve-se quem puder é a lei da selva. Quanto ao amor a dois, a mesma coisa. Os defeitos, as fraquezas, as desencompatibilidades criam labirintos, muros, precipícios. A resignação dos antigos caiu em desuso. O amor familiar existe e é uma fortaleza, um refúgio que poucos conseguem preservar. Os amigos leais, são bem poucos. Com boa vontade dá pra contar nos dedos...do Lula. Nem adianta nos indignarmos, pois são leis universais que acontecem nos círculos das relações. É natural que tudo nasça, ganhe em frescor, em doçura e depois azede e finalmente apodreça pra gerar mais vida lá na frente. Triste madurar com essas constatações, mas imperativo será repensar o mundo a partir dessa visão, afinal não há outro jeito. É dar uma embrutecida no coração e Adeus às ilusões. Como dizia Renato Russo. É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã, pois na verdade não há. Que solidão medonha essa vida!


ULTIMAS DAS ELEIÇÕES 2012

PERIGOS

Fico vendo as pessoas postando nos murais, colocando já nome de candidatos e tudo. Recomendo muito cuidado. Estive num seminário sobre as eleições 2012 e pelo que tudo indica, a justiça eleitoral vai pegar pesado. Propaganda extemporânea está proibida. Por muito pouco, candidaturas serão impugnadas.

IMPARCIALIDADE NO FACEBOOK

Fiz de tudo para manter a imparcialidade, mas ninguém acredita. Quanto tentamos ser imparciais, o lado B acha que pendemos pro A e vice-versa. Na discussão do facebook, a turma do PMDB achou que eu estava favorecendo o outro lado quando alguém publicou o tal relatório do TCE. Por outro lado, recebi msgs de pessoas dizendo que eu havia criado um grupo pra favorecer o PMDB e o PT. É muito difícil.

A REALIDADE

Eu pelo menos quero não só ver as propostas, como saber se o candidato tem condições de cumprir com o que se compromete. Terá de demonstrar capacidade, conhecimento da real situação da prefeitura, articulação junto as instancias estadual e federal, além de sonhar a cidade junto com o povo. Muitas vezes o candidato segue pelo caminho que acha o justo, o mais indicado, mas o povo discorda e demonstra isso nas urnas. É esperar pra ver.

O PT

É a grande novidade na eleição deste ano. Pelo que tudo indica, terá mesmo candidato próprio. Resta saber qual o entendimento que o Partido dos Trabalhadores tem da cidade, já que não temos uma forte tradição sindical, um dos pontos fortes para captação de votos do partido na maioria das cidades em que vem conquistando prefeituras. De qualquer maneira, tem sido notável o amadurecimento do partido e sua disposição de dialogar com a cidade. 

MARILAC, NEM DE CARLITO ou LEDES

Imagino que desses três nomes, sairá o candidato do PV/DEM/PR etc. Marilac é filha de um dos melhores prefeitos que a cidade já teve, o Sr. Nilo. Seu nome vem crescendo.. Nem é empresário bem sucedido e tem potência financeira, já o Ledes Cota é vereador há vários mandatos e vem se preparando para ser candidato há algum tempo.

PMDB

Até que se prove o contrário, o candidato é Milton Ayres de Figueiredo. Milton é bastante conhecido, prefeito por duas vezes e é um dos candidatos mais fortes. Há quem diga que existe a possibilidade de não concorrer, por causa de problemas com o Tribunal de Contas do Estado. Se ele não entrar, não se sabe quem será escolhido para substituí-lo. Não sei se existem pesquisas para medir seu coeficiente de transferência de votos. Vamos aguardar...

JOÃO GALO ÍNDIO

Embora as pessoas mais esclarecidas venham fazendo fortes críticas com relação a diversas coisas, só as pesquisas dirão qual o grau de satisfação da maioria da população para com as obras do Galo. Na minha opinião uma das coisas que pesou é que ele comunicou pouco. Além do mais. muitas coisas que para mim seriam fundamentais, para ele não foram. As pessoas também reclamam muito que a cidade está suja, feia e mal cuidada. Mas temos de estar atentos. Cada um tem sua escala de prioridades e como disseram alguns, algumas anseios, como a reforma da praça são sebastião, são solicitações burguêsas e o governo dele é para o povão. Será? Só mesmo uma pesquisa para medir o grau de satisfação...e a pesquisa principal e a única que importa é a própria eleição no dia 07 de outubro.

OTIMISTA

Ao contrário do que muitos podem pensar, acho que temos bons candidatos. O que precisa haver por parte de todos é um sentimento de grandeza, de pararmos de pensar pequeno, de projetarmos um futuro factível, realista, mas que nos leve alguns passos à frente. Não podemos é continuar na inércia, sem avanços, sem perspectivas para os jovens e para as famílias. E que a participação política não se restrinja à eleição apenas, afinal de contas, a política não se encerra no pleito. Que façamos a melhor opção, que vença realmente o melhor ( ou a melhor) e que depois sejamos, se não formos parceiros, que pelo menos não trabalhemos contra o próximo governo eleito. É o desejável. Será possível? Só o tempo...



domingo, 6 de maio de 2012

ELEIÇÕES 2012 - ALVINÓPOLIS no FACEBOOK


Tive de tirar o grupo ELEIÇÕES 2012 - ALVINÓPOLIS do FACEBOOK do ar, pois fui advertido que a legislação no que diz respeito à internet ainda está muito confusa e são muitos os riscos. Eu até coloquei um filtro no facebook, de forma que só eu poderia postar novos posts. Mas infelizmente não há como evitar que os comentários sejam postados. Posso até apagá-los quando julgar que são ofensivos ou caluniosos, mas suponhamos que num dia qualquer eu não tenha tempo de moderar e alguém vai lá e posta várias calúnias e impropérios. Daí que só terei tempo de moderar em outro horário e o estrago já poderá ter sido lesivo pra alguém, ainda mais em se tratando de época eleitoral. O drama é que, como moderador, serei responsável solidário por tudo que for publicado. Assim, não me restou outra alternativa a não ser tirar o grupo do ar. 

OUTROS SURGIRÃO

O Facebook é um canal interessante. Penso que outros grupos surgirão. Aliás, os partidos ou coligações poderão montar seus grupos para dialogar com seus públicos. É questão de tempo. Deverão surgir grupos para o bem e para o mal, para propaganda e despropaganda, não é Rogério Rosa?

CONTEÚDOS PERDIDOS

É fato que muitas discussões interessantes ficaram perdidas, mas as pessoas que participaram tem a maioria das coisas muito vivas na memória. Vou retornar com os principais assuntos aqui no blog e se julgarem interessante poderemos discuti-las no Alvinópolis que pensa. 

CONTROLE DOS COMENTÁRIOS

A vantagem do blog é que posso moderar os comentários. Isso é fundamental para que não haja riscos de excessos e de perigos jurídicos. 

ESQUETES E OUTRAS NOVIDADES SERÃO POSTADOS AQUI

Sei que não dará o mesmo ibope do grupo no face, pois não permite a mesma interatividade instantânea. Mas poderá congregar os Alvinopolenses que pensam a cidade, que querem vê-la cada vez melhor. Vamos ver no que vai dar...