quinta-feira, 26 de março de 2015

BANANEIRAS, POUCA ROUPA E OUTROS PRECONCEITOS

BANANEIRA

Hoje amanheci com essa pergunta na cabeça: por que Bananeiras? O povo mais antigo chamava uma parte da Vila Manoel Puig em Alvinópolis de Bananeiras. Fiquei pensando comigo: esse nome seria por algum resquício de preconceito racial? Por ser um bairro onde a maioria dos moradores era de origem negra? Pode ser que o bairro  tenha esse nome por que tinha realmente muitas bananeiras nos quintais. Mas pode haver um jogo de palavras maldoso e velado. Quem pode desvendar isso?

POUCA ROUPA

O Alvinopolense Futebol Clube tem esse apelido. Não sei exatamente a que se deve. Provavelmente pela origem humilde do time, sediado próximo à Vila Manoel Puig, que muitas vezes não devia ter dinheiro pra comprar uniformes, chuteiras, etc.

PINGA RATO

Um caso sui generis de um clube que assumiu o apelido. Uma pena que está acabando. Será que não existe a possibilidade do Patrimônio Histórico assumir aquele prédio e o revitalizar? Seria o máximo praquela parte da cidade. PINTA RATO só tem em Alvinópolis no planeta. 

CONTO COM NOSSOS HISTORIADORES

Algumas pessoas tem profundo conhecimento histórico e podem nos ajudar a elucidar esses fatos. Pode ser que nem tenha havido intenção negativa na criação dos nomes, mas de fazer troça, zuação, gozação carnavalesca. Mas não deixa de ser preconceito. É um tremendo vespeiro. Quem tem coragem de colocar a mão? 

E AÍ CLAUDECIR? COMO FICOU O ASFALTO DA RUA DE CIMA

Claudecir, meu amigo. Como ficou o negócio do DER? O Asfalto da rua de cima tá uma coisa muito séria. Estão passando caminhões muito pesados na rua, balançando todos as casas antigas, acabando com o que resta do asfalto. O DER tem de dar resposta rápida. Isso de fazer reunião e demorar meses para que alguma ação seja tomada é muita sacanagem. O que não pode é esperar as próximas eleições pra fazer essa obra acontecer. O DER usa nossa rua, detona Alvinópolis e tá demorando demais a dar uma resposta e começar a revitalizar o asfalto...ou você tem alguma boa notícia pra nós?  


Nenhum comentário: