terça-feira, 2 de junho de 2015

35º FESTIVAL - MAIOR VITRINE DA MÚSICA NO MÉDIO PIRACICABA

UMA BELA PREMIAÇÃO

Serão 9 mil em prêmios, com 3500 para o primeiro colocado, 2.500 para o segundo e 2.000 para o terceiro. E ainda haverá um prêmio de 1000 pra o melhor de Alvinópolis.

O FESTIVAL TERÁ 3 DIAS MESMO.

Será realizado na sexta, sábado e domingo, como vem sendo realizado tradicionalmente. Dias 10,11 e 12 de Julho de 2015.

SOBRE OS PRÊMIOS

A distribuição de apenas 4 prêmios maiores em dinheiro tem a vantagem de atrair competidores de maior quilate,  mais qualidade e costuma credibilizar os festivais. Eu achava que podiam distribuir melhor, de modo a favorecer mais artistas e já falei nisso. Mas tudo bem. Sou voto vencido. Pecado seria não fazer.

SOBRE FINAL NO DOMINGO

É um problema que vem de anos, do esvaziamento das finais no domingo. Confesso que já bati o pé em edições anteriores, quando algumas amigos sugeriam a final no próprio sábado. Mas eu bati o pé, imaginando que conseguiríamos começar mais cedo no domingo. Mas sabem o que aconteceu? Ninguém compareceu no horário marcado e sem quorum é duro colocar o pessoal para tocar...mesmo porque, muitas vezes até os artistas somem nessa hora, assim como os jurados. Mas a organização resolveu escalar a final para o domingo as 6 da tarde. Claro que se tudo é possível. Se for muito bem divulgado e o povo comprar a ideia pode dar certo. Aliás, se não me engano, teve um festival realizado pelo Ronilson que teve a final no domingo à tarde. 

SOBRE PRÉ-FESTIVAL

Conversei com o Carlinhos e ele me expôs que a dificuldade de se fazer o Pré consiste na dificuldade com datas, já que o Festival vai acontecer no início de Julho. O ruim de não acontecer é que a galerinha que poderia começar, que ainda precisa fazer um pouco de laboratório, experimentar o palco e o contato com o público acaba sem espaço. Não fossem os Prés festivais, será que teríamos hoje as bandas Estorvo, Hard Case, Thayson Azevedo, tantas meninas cantoras e instrumentistas? A organização do Festival não quis se envolver diretamente com isso e eles tem razão, pois o Festival será apenas uma das atrações da semana cultural, que terá ainda a FESTA DA CHITA, entre outras dezenas de atrações. Mas se o Carlinhos fizer, acho que será importante. Tomara que consiga. 

COBERTURA POR UMA TV

Segundo informações do meu amigo Claudecir, haverá cobertura por parte de um canal de TV. Vai ser excelente se tiver. Será um diferencial a mais para o público e também para os artistas, que precisam divulgar seus trabalhos.

OUTRAS NOVIDADES

Só importante ressaltar que não faço parte da organização. Apenas compartilho as informações. Primeiro por que amo minha cidade. Segundo por que adoro o festival e sou muito grato a ele pelo pouco que sou. Terceiro por que tenho muitos amigos músicos e gosto de participá-los das boas coisas. Além do mais, sou entusiasta dos festivais como vitrines e laboratórios para experiências em termos de música e literatura.  

Nenhum comentário: