quinta-feira, 26 de março de 2015

BANANEIRAS, POUCA ROUPA E OUTROS PRECONCEITOS

BANANEIRA

Hoje amanheci com essa pergunta na cabeça: por que Bananeiras? O povo mais antigo chamava uma parte da Vila Manoel Puig em Alvinópolis de Bananeiras. Fiquei pensando comigo: esse nome seria por algum resquício de preconceito racial? Por ser um bairro onde a maioria dos moradores era de origem negra? Pode ser que o bairro  tenha esse nome por que tinha realmente muitas bananeiras nos quintais. Mas pode haver um jogo de palavras maldoso e velado. Quem pode desvendar isso?

POUCA ROUPA

O Alvinopolense Futebol Clube tem esse apelido. Não sei exatamente a que se deve. Provavelmente pela origem humilde do time, sediado próximo à Vila Manoel Puig, que muitas vezes não devia ter dinheiro pra comprar uniformes, chuteiras, etc.

PINGA RATO

Um caso sui generis de um clube que assumiu o apelido. Uma pena que está acabando. Será que não existe a possibilidade do Patrimônio Histórico assumir aquele prédio e o revitalizar? Seria o máximo praquela parte da cidade. PINTA RATO só tem em Alvinópolis no planeta. 

CONTO COM NOSSOS HISTORIADORES

Algumas pessoas tem profundo conhecimento histórico e podem nos ajudar a elucidar esses fatos. Pode ser que nem tenha havido intenção negativa na criação dos nomes, mas de fazer troça, zuação, gozação carnavalesca. Mas não deixa de ser preconceito. É um tremendo vespeiro. Quem tem coragem de colocar a mão? 

E AÍ CLAUDECIR? COMO FICOU O ASFALTO DA RUA DE CIMA

Claudecir, meu amigo. Como ficou o negócio do DER? O Asfalto da rua de cima tá uma coisa muito séria. Estão passando caminhões muito pesados na rua, balançando todos as casas antigas, acabando com o que resta do asfalto. O DER tem de dar resposta rápida. Isso de fazer reunião e demorar meses para que alguma ação seja tomada é muita sacanagem. O que não pode é esperar as próximas eleições pra fazer essa obra acontecer. O DER usa nossa rua, detona Alvinópolis e tá demorando demais a dar uma resposta e começar a revitalizar o asfalto...ou você tem alguma boa notícia pra nós?  


terça-feira, 10 de março de 2015

ASFALTO DERRETENDO NA RUA DE CIMA

Estive em Alvinópolis no último final de semana e pude averiguar a condição de penúria no asfalto da parte alta da cidade. O asfalto está literalmente derretendo e deixando o antigo calçamento de pedras à mostra. Tá feio de doer e precisa urgentemente ser reparado, pois a rua de cima é uma das partes mais charmosas da cidade e seu povo merece melhor tratamento. Por isso faz-se urgente que o DER faça a sua parte. As vias públicas da cidade que recebem o trânsito pesado da rodovia estadual, por lei, são de responsabilidade do orgão estadual. Com a mudança dos governos, o pleito que já vinha sendo administrado pela prefeitura acabou sofrendo um atraso. Esperamos que agora, com os políticos em plena atividade e com novas diretorias, que não protelem mais essa obra. E que o DER dessa vez consiga um asfalto de melhor qualidade, que dure mais tempo e que seja colocado dentro das técnicas apropriadas, para que buracos não virem morros e para que os motoristas tenham boas condições de trânsito. 

FALA CLAUDECIR

Há mais ou menos um mês, o atual responsável pela comunicação da prefeitura, que por sinal tá fazendo muito bem seu trabalho, me disse que a prefeitura já estava se mobilizando junto ao DER pra resolver a situação. Imagino que tenha notícias novas à respeito. Não pode é demorar, Claudecir. Sabemos como nossos políticos gostam de nos enrolar. Tem de ficar de cima....

CEMITÉRIO CALVO

Tristeza ver o nosso cemitério faltando uma grande quantidade de bambus. Eu evitava até olhar pra cima pra não ficar chateado. Mas Nossa Senhora do Rosário tá cuidando, junto com nossos entes queridos, que em espirito, também devem ficar chateados com a situação de nossa plantação de gente.