quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

REFLEXÕES DE CARNAVAL


VÁRIOS ESTILOS MUSICAIS - UMA REALIDADE BACANA

Muita gente tem um sentimento saudosista. Há quem diga que carnaval mesmo era das marchinhas e sambas antigos. Mas que tal abrirmos um pouco a cabeça? Tivemos de tudo no carnaval. Teve axé, teve funk, MPB, rock, arrocha, reggae, sertanejo, rap, pop. Teve de tudo...inclusive as marchinhas e o samba, que preponderou por causa da bateria colibri e unidos do morro. Mas a democracia é boa e veio pra ficar. Que no ano que vem tenhamos quem sabe jazz e música clássica. 

BLOCOS DE TODOS OS TAMANHOS.

Tivemos os Piratas, que devem ter arrastado umas 10 mil pessoas ( não tem roleta pra saber. Instituto de pesquisa Datachute). Teve o Bloco das Piranhas e dos Pijamas, que também arrastou uma multidão. Teve o Saco Sujo, que anda decadente, mas que marca presença a muitos anos. Teve ainda o Bloco da Mariquita, já tradicional e muito charmoso. Teve o irreverente Bloco do Paulinho Bronca, que também está virando tradição. Teve o Bloco do Ninho da Águia que congregou a turma do bar mais alvinopolense de todos e teve o Bloco da Insônia. E teve blocos menores de amigos, como Bloco "os de fora". Teve ainda o bloco E aí chefe? Teve outros... que nem identifico no momento.

ESCOLA DE SAMBA

Talvez a cidade passe pela sua melhor fase em termos de ESCOLA de samba . Hoje a Bateria Colibri, através do mestre Junei e de Lindouro e Vera que também adoram samba,vem fazendo um trabalho didático, buscando ensinar a turma as técnicas das melhores escolas do Brasil. Pra isso, buscou um intercâmbio com o Salgueiro no Rio de Janeiro. O pessoal já tem uma vocação batuqueira. É juntar a fome com a vontade de comer. Aliás, mais que uma escola de samba a Colibri é uma escola de música, pois embora prepondere o samba, outros ritmos também são trabalhados. Tem ainda os músicos de apoio, cantores. E acaba ocorrendo uma interação com o pessoal da Unidos do Morro, repassando conhecimento e melhorando o nível geral.

AVENIDA DO SAMBA

Acho que a Av. Pe José Marciano é ideal para o desfile mesmo. É uma rua histórica e charmosa. Mas pra isso, a prefeitura e a polícia militar precisam encontrar uma maneira de impedir o estacionamento de veículos nos horários dos desfiles. Em diversas cidades isso é feito. O Desfile da Bateria Colibri foi lindo, mas tinha um enorme caminhão parado perto do alvinopolense. E muitos veículos menores no percurso. Algo a se pensar para os próximos anos.

SIDNEY RIBEIRO, COMUNICADOR OFICIAL DA CIDADE

Meu amigo Sidney Ribeiro se converteu no principal comunicador da cidade. Mesmo com a Rádio Alvimonte fora do ar por tempo indeterminado, ele continua fazendo com que a informação circule. Esteve interagindo comigo o tempo inteiro, me passando informações e vice-e-versa. Tem um vozeirão de trovão e evolui a cada dia. A voz dele lembra o grande Jaime Peixoto Filho. Tá faltando só criar alguns jargões. Quem se lembra do ALVINÓPOLIS, CIDADE CARINHO. Cadê, cadê, cadê o meu visual...

MARY EVENTOS

Gostei dos shows disponibilizados. Não sei se foi consciente, mas foi oferecido um menu de artistas contemplando diversos estilos. Teve axé baiano legítimo com o Tequila Baiana, teve Arrocha, axé e Sertanejo com Matieli, teve axé, reggae, mpb e rock com o Batuk Gerais. Teve Funk, Arrocha e Axé com o Agá Plus e pagode e samba com o Kigingado. Foi bacana abrir espaços para os bons trabalhos dos artistas da região ( São Gonçalo, Itabira e Ipatinga e João Monlevade). E os shows agradaram. E foi bacana também abrir espaços pra galera alvinopolense.

TALENTOS ALVINOPOLENSES

No primeiro dia, tivemos uma dançarina Alvinopolense, Priscila Martins, brilhando no palco junto à banda TEQUILA BAIANA. No show do Matieli, tivemos Clara Resende, que nasceu em Rio Piracicaba mas tem pais alvinopolenses. No dia do Kigingado tivemos Lucas Miranda. Outros talentos também brilharam, seja cantando na Colibri, seja na Unidos do Morro, seja mostrando cena no pé. Um povo extremamente vocacionado para a arte e cultura.

SEM OCORRÊNCIAS, SEM VIOLÊNCIA

Ficamos sabendo de poucas ocorrências. Um carro com os pneus roubados, brigas pequenas sem maiores consequências. A polícia pode dizer melhor...

O LIXO...

Não sei como a prefeitura administra o lixo. Eu achei que tinha poucos recipientes pras pessoas jogarem copos de plástico ou pratinhos de comida. O povo jogava no chão mesmo, na grama. Talvez valha a pena coletores maiores para o carnaval.

AINDA SOBRE O DESFILE DA UNIDOS DO MORRO

Bigega é monstro. O sujeito canta concentrado o tempo inteiro e tem uma energia imensa. Os Rogérios também foram bem. Nunca vi tantos rogérios juntos. Os meninos do cavaco são muito bons também. Um deles terminou o desfile com apenas 2 cordas. Os carros alegóricos foram capítulos à parte. Cheios de brilho, muito bem trabalhados por Marina Carvalho e cia. O bolo de aniversário então foi sensacional. As fantasias também foram cheias de brilho e as passistas sambaram com muito relemexo e enormes sorrisos nos rostos. Aurélio foi um herói. Sonhou o ano inteiro com o tema e costurou as coisas para que o desfile acontecesse. E não é fácil. É grande teia de corações, mentes e interesses pra conciliar. Parabéns a ele. É o único de Alvinópolis que pode receber a alcunha de Carnavalesco. 

PARTICIPAÇÃO DA PREFEITURA

Soube escolher bem a empresa pra administrar o carnaval na praça. No geral o pessoal gostou dos shows. Tudo transcorreu muito bem. E a impressão que temos é que não foram atrações caras. Para o ano que vem, sugiro a proibição do estacionamento na Av Pe José Marciano pelo menos nos dias de desfile. Sei que não é fácil, mas se for feito com antecedência, pode ser possível. Bacana também a iniciativa da Sec de Ação Social de fazer o Carnaval da Terceira Idade. O pessoal adorou. Sugiro também uma reflexão, pensar o que deu e o que não deu certo no carnaval deste ano.

DIZEM QUE ENCHEU MENOS

Algumas pessoas disseram que a cidade estava mais vazia. Como não vim nos anos anteriores, achei que a cidade estava bem legal. Muita gente boa. Um pessoal ordeiro, sem muitas confusões. Pra alguns, sucesso é evento megalotado, onde ninguém consegue nem caminhar. Pra mim sucesso é a satisfação das pessoas, os sorrisos nos rostos, as boas histórias de cada um. Sucesso não é quantidade, mas qualidade. 

NÃO TEM EVENTO MAIS CULTURAL

Alguns torcem a cara, acham que é apenas um evento de bebedeira e perdição. Claro que tem a sensualidade e as paqueras da galera. Mas é um dos eventos mais culturais que existe. Tem música, tem teatro, tem dança, tem ritmo, tem estética, tem história, tem humor, tem amor, tem culinária, tem de tudo um pouco. 

GENEROSIDADE DA NOSSA GENTE

Pelo menos eu pouco falei de política no carnaval. Só a política da folia. É claro que os políticos tentam capitalizar, mas não foram os protagonistas dessa vez. Protagonistas foram os foliões, o povo sorridente dessa terra, os batuqueiros, os artistas, os passistas, o povo. Que Deus abençoe os Alvinopolenses. 

E VAMOS FAZER MELHOR EM 2017...






Nenhum comentário: