quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

RÁDIO ALVIMONTE - uma entrevista esclarecedora


ENTREVISTA COM Márcio Alves de Carvalho, o Marcinho Ele é o presidente da Associação Comunitária Alvinópolense para o  Desenvolvimento Artístico e Cultural - que foi fundada no do dia 8 de maio de 1998, com a finalidade de criar em Alvinópolis uma estação de radiodifusão comunitária. É ele quem atende oficialmente pela rádio. Mas vamos à entrevista:


Marcos Martino - Marcinho, há pouco tempo noticiamos com muita alegria que a rádio alvimonte já está apta a voltar a funcionar de forma provisória, só aguardando a outorga. Essa notícia procede?

Marcinho, presidente da Associação
que administra a rádio
Marcinho - Técnicamente a rádio está apta para funcionar no mesmo local onde já funcionou, mas como temos de mudar o seu estúdio para outro endereço mais  distante do sistema irradiante, torna-se necessário fazer algumas alterações de natureza técnica, ou seja, precisamos adquirir um link e acessórios  para transmissão de sinal de radiodifusão, interligando o estúdio e estação transmissora o que não fica barato. Necessitamos ainda contratar uma empresa de engenharia especializada para a elaboração do projeto e dos laudos técnicos exigidos pela legislação, providencias que já estão sendo tomadas. Agora, legalmente a rádio só poderá funcionar após a liberação da licença provisória ou após a publicação do Decreto  Legislativo de autorização de outorga que já se encontra em fase final de tramitação na Câmara dos Deputados, uma ou outra situação deverá ocorrer em janeiro ou meados de fevereiro próximos.

Alvimonte vai sair do monte.
Marcos Martino - Mas nos chegou também a informação de que a Rádio Alvimonte não poderá mais funcionar no antigo local pois as irmãs vão precisar do espaço onde a rádio funcionava. Já existe algum encaminhamento?

Marcinho - Esta informação realmente procede, vamos sair do antigo espaço que outrora, gentilmente, nos foi cedido pela Beneficência Popular para o funcionamento da emissora onde permanecemos por mais de 10 anos, mas como agora a entidade está precisando do prédio para desenvolver outros projetos, nada mais justo sairmos para que os mesmos sejam realizados. Caro Marcos, quero aproveitar a oportunidade para fazer um agradecimento a toda direção da Beneficência Popular, especialmente à querida irmã Helena, que movida pelo seu espírito comunitário e visão da importância que significa para a comunidade de Alvinópolis ter um veículo local de comunicação, prontamente nos ofertou o espaço para o seu funcionamento quando da sua fundação.

Marcos Martino - Novos tempos exigem novas atitudes administrativas e de marketing. A rádio vai ter de arrecadar pra se pagar e talvez isso exija um novo modelo de negócios. Vc como gestor vem pensando sobre isso?

Marcinho - Penso diuturnamente, como gestor, o quanto é difícil dirigir uma entidade comunitária sem fins lucrativos que tem que sobreviver de doações e do voluntariado. Nós estamos falando de rádio comunitária, diferentemente dos modelos de negócio a que você se refere que são próprios de rádio comercial. Rádio comunitária não quer dizer somente que ela é feita para a comunidade, mas, acima de tudo que é um trabalho feito pela comunidade e é disto que temos de tratar, conscientizando os Alvinopolenses da importância da existência deste veículo de comunicação comunitária em nosso município cobrando de todos uma maior participação.

Marcos Martino - Na questão do marketing, não acha que o momento é de aproveitar e propor coisas novas? Uma atualização da logomarca, novos programas, interação via internet, dar créditos a quem merece, mas também atrair talentos e caras novas?

Marcinho - Claro que a rádio vai voltar com cara nova e para isso vamos precisar muito de contar com você e seu talento.

Marcos Martino - Imagino que pode ser criado um cenário colaborativo. Muita gente boa toparia colaborar de forma voluntária, por amar Alvinópolis e gostar do veículo. Vai existir abertura pra isso? Um banco de talentos?

Marcinho - Sim. A rádio sempre esteve aberta a todos mas poucos se apresentaram como voluntários ao longo do tempo em que ela funcionou, voltando agora espero que apareça os voluntários e os talentos, pois as portas vão estar sempre abertas para todos.

Marcos Martino - Para voltar ao ar a Rádio terá de atualizar um bocado de coisas, principalmente o playlist de músicas, alguma coisa na plástica sonora. Vcs estão pensando nisso?

Marcinho - Quanto a isso, todas as providencias já estão sendo tomadas.                                              
Marcos Martino - Quando vc calcula que a rádio estará no ar?

Marcinho - Como já disse, anteriormente, a nossa expectativa é que em janeiro ou meados de fevereiro próximos a rádio voltará a funcionar, já estamos, inclusive, com o novo local para o montagem dos estúdios praticamente definidos. Marcos, sei que já é do seu conhecimento, mas não poderia deixar de falar aqui para o conhecimento de todos, que foram 3 anos de uma árdua luta para conseguirmos a renovação da licença de funcionamento da rádio que está muito próximo de acontecer e nesta empreitada tivemos a participação ativa do ilustre conterrâneo José Santana que nunca faltou com os interesses de nossa terra. Fez toda gestão junto ao Ministério das comunicações, Casa Civil da Presidência da República e Câmara dos Deputados com a participação dos Deputados Federais Fábio Ramalho e Aelton Freitas, visando dar celeridade no andamento do processo nas respectivas casas. Certamente que sem a sua gestão não estaríamos, hoje, comemorando esta grande vitória que é vitória de todos os Alvinopolenses, portanto, o nosso muito obrigado e um abraço fraterno a todos.

EM TEMPO: Precisamos de um aporte financeiro da ordem de aproximadamente R$ 20.000,00 (vinte mil reais) para saldar as despesas advindas das modificações técnicas necessárias à instalação  da emissora em novo endereço. Àqueles que desejarem dar a sua valiosa contribuição fineza depositá-la em favor da Associação Comunitária Alvinopolense para o Desenvolvimento Artístico e Cultural no Banco do Brasil – Agência: 1429 X – Conta: 5014-8.  

Um comentário:

Unknown disse...

Muito bom voltar a rádio! Nossa, !não sabia que o ex prefeito Marcinho, quem está a frente das negociações para a volta desse veículo para a cidade Alvinópolis. Foi bom prefeito! Parabéns .