terça-feira, 7 de junho de 2011

ALÕ SAMBISTAS DA REGIÃO. TEM VELHA GUARDA DA MANGUEIRA EM JOÃO MONLEVADE - E DE GRAÇA ...

Vai ter show com a Velha Guarda da Mangueira em João Monlevade nesta quinta-feira. Viria um show  também sensacional, com Elza Soares. Mas como ela não poderá vir, em função de problemas de saúde, virá no seu lugar a Velha Guarda da Mangueira. Um show dos sonhos para os sambistas de toda a região. Peço que comuniquem com o Aurélio em Alvinópolis. Será na próxima quinta, as 21:30 próximo à câmara municipal. Um video só para que se possa sentir um pouco do clima, da qualidade, da história por trás da Verde Rosa. Pra começo de conversa, de lá vieram Nelson Cavaquinho e Cartola. Mas vejam o vídeo. Tem outros no you tube.



domingo, 5 de junho de 2011

COMENTÁRIOS SOBRE O PRÉ - FESTIVAL DE ALVINÓPOLIS

Em primeiro lugar é necessário dizer que os comentários dizem respeito apenas às minhas opiniões. Cada jurado tem seu ponto de vista, sua visão do que deve ser uma boa música e democracia é isso, o resultado das opiniões, uns mais conservadores, outros que gostam de mais ousadia, mas no final vem o equilibrio. Achei o resultado justo, por ser resultado de opiniões diferentes e peço licença a todos então para expressar minhas opiniões sobre os trabalhos, música por música. Então vamos lá. 

1) - Musa dos meus sonhos - nessa música rolou uma curiosidade interessante. Na planilha que chegou estava escrito "Muda dos meus sonhos". Fiquei pensando comigo. Meu Deus! O que significa isso? Será muda no sentido vegetal, de mudas de plantas pra gente plantar? Ou será muda no sentido de não falar? Depois é que fui compreender que na realidade era Musa dos meus sonhos, que estava digitado errado. Interpretação muito boa por parte de uma turma de bambas. Thiago é muito bom músico, juntamente com Maycon e o cantor Pixixo ou Admilson . O festival já começou com muita qualidade. Show de bola. A letra teve um achado poético muito bonito, na parte" como te oferecer rosas se vc já é uma flor"?


2) - Taxista de plantão - na minha opinião, a letra mais original do festival. Gostei do duplo sentido da história do taxista que leva o sujeito para a gandaia e espera na porta. Ressalvas apenas à bateria eletrônica que deixa um som um pouco artificial e ao vocalista, que canta bem, mas que não olha para o público, mirando algum ponto perdido no teto. Mas gostei muito da composição. Só acho que devem tocar mais e deixar para trás a timidez, encarar o público nos olhos, rir mais, relaxar. Isso vale para a banda como um todo. Mas gostei. Poderia muito bem estar entre as 5.

3) - Imagem - mais uma grata surpresa. Gostei muito tanto da vocalista quanto da métrica. Penso ser um dos trabalhos mais promissores dentre as novidades. Sugiro aos compositores que componham mais e mais, que lapidem bem o trabalho e que montem uma banda, pois as músicas que compoem são feitas para banda. Aposto que em pouco tempo, será um dos trabalhos mais bem sucedidos da cidade. A letra também é foi bacana. Outra que na minha opinião poderia estar entre as 5.

4)- Mentes que não mentem - Se houvesse um prêmio de melhor arranjo, certamente essa música seria vencedora. O arranjo de violões, executado por Maycon e Thiago foi sensacional. A letra também foi muito boa e a interpretação do Juninho também foi execelente. Mereceu a premiação.


5) - Nova paixão - mais uma música de Thiago e Admilson, executada com grande qualidade instrumental. De qualquer maneira, teríamos de optar por uma melhor de cada artista e a anterior foi bem melhor.

6) - Instinto Adolescente - mais uma canção muito boa da Tatiane e Thiago. Gostei da ousadia da banda, da coragem de escrever versos desbocados, como a parte em que fala da sacanagem no corredor. O problema é que esse tipo de versos agrada aos que gostam das atitudes rock and roll, mas assusta os conservadores. Existe uma crença por parte de alguns de que música de festival tem de ter melodias perfeitas e letras poéticas, perfeitinhas e politicamente corretas. O rock sempre sofreu um certo preconceito nesse sentido. Por isso, há quem diga que deveria ser feito um festival exclusivo para o rock. Quem sabe não façamos mesmo?

7) - Nirvana - gostei bastante da banda e da música. Da banda, por causa da boa performance do guitarrista, da firmeza do baixo, da poderosa bateria e da letra interessante. Gostei da analogia entre o Nirvana da tradição religiosa com o Nirvana banda ( nem sei se era essa a intenção da banda, mas remeteu a isso). Mas há o que melhorar. O vocalista não olhou para o público. Sei que a timidez atrapalha, mas é importantíssima essa interação com o público, esse ollho no olho. De um modo geral, a banda precisam aprender a interagir mais com a platéia.


8) - Meu mundo - gostei da letra da banda. Achei interessante a analogia de um adolescente que vive no seu cantinho seguro, que tem medo de sair de sua zona de conforto, que de vez em quando vê luzes no final do túnel e até pensa em escapar, mas que que volta ao seu cantinho escuro, que se tranca no quarto para preparar a próxima investida. Gostei da melodia a lá Black Sabatth também. Só acho que a banda precisa se caracterizar melhor, perder um pouco  a timidez. De qualquer maneira, valeu. 

9) - Agora - gostei do timbre de voz da cantora, mais grave, voz de mulher mesmo. O refrão da música foi pegajoso, mas as partes a e b foram um pouco indefinidas. A postura de palco da banda também ficou estranha. A vocalista, muito alta e bem vestida, ficava mais à direita e a banda amontoada no meio. A banda também teve alguns problemas na execução, que embolou um pouco. Mas é um trabalho com muito potencial.

10) - O Canto da Paz - achei interessante o trabalho da banda do Lucrécio. No entanto, gostei mais do forrozinho. Nesta canção, a banda de esforça para ser politicamente correta, para falar de valores edificantes, coisas belas, mas cai no lugar comum. De qualquer maneira, a interpretação foi correta. Apenas o vocalista precisa também encarar o público. Ele insistia em olhar para cima, para algum ponto não identificado no teto e não fitava o público em hora nenhuma. Mas tem muito a evoluir e muita qualidade musical.

11- Milhares de Vozes - a banda Ponto Morto já foi premiada no festival passado e confirma a qualidade. No entanto, seus componentes padecem de problemas que foram comuns a outras bandas: de não olhar pra frente, não encarar o público. Achei a interpretação no festival passado melhor, a música também mais bem humorada, mas valeu. 


12) - Poeta do Interior - quando acabou o festival, reclamaram comigo que não deviamos ter deixado Túlio e companhia participarem, pois era covardia. Não acho que é por aí, mas é indiscutível que a turma chegou num grau de excelência que os coloca um degráu acima do resto do pessoal. Uma interpretação perfeita e uma letra bacana. Mas é isso mesmo. Nós que somos do interior carregamos mesmo toda a sensibilidade da letra.


13) - Luvas - não muito diferente da interpretação anterior da banda Anonymus, só que a anterior tem um refrão mais matador.

14) - O tempo - Thiago Santos e Admilson - mais uma excelente interpretação, mas como eu falei anteriormente, como a primeira música foi melhor, votei mais nela. Mas foi uma excelente música também.

Obs - incrível o número de bateristas do sexo feminino. Tenho pena dos namorados dessas meninas. Se descerem a mão nos rapazes como fazem com as baquetas, os gurís estarão lascados. Depois dizem que fazem parte do sexo frágil. 

Obs 2 - Filei as fotos da Marcela de Belinha. Se alguém tiver mais fotos interessantes e puder me enviar, ficarei grato

Obs 3 - Os shows das bandas Quarrygirls e Case também foram muito bons. Ê Alvinópolis que tem coisa boa. 

Banda Case
]
Quarrygirls

No geral, foi tudo muito, muito bom. Os músicos da terra nos encheram de orgulho. Sinto-me meio como uma bisavô do festival e minha felicidade foi grande. Mais uma vez agradeço a Família Bio Extratus, que não pode ser resumida apenas a Vera, Lindouro e filhos. Pessoas como Alessandro, Thulio, Junei, Maycon, Alphonsus, Roger meu mano entre outros, podem ser considerados Bioextratenses também e da melhor qualidade. Que o Pré-festival se torne um evento tradicional no calendário alvinopolense e que possamos fazer um FESTIVAL tão bonito como foi o pré, com calor humano e participação da comunidade. Valeu Alvinópolis!

PRÉ- FESTIVAL EM ALVINÓPOLIS FOI O MÁXIMO!

Sensacional o pré festival em Alvinópolis. Fiquei muito feliz e surpreso com tanta qualidade. Alvinópolis tem músicos realmente sensacionais, que não ficam a dever em nada a qualquer cidade do País. E quantas caras novas estiveram presentes? Quantos novos artistas? Em certo momento, ate pedi a Vanessa que estava apresentando para fotografar as crianças presentes. Havia um menino o tempo inteiro com duas baquetas nas mãos. Devia ter 5, 6 anos de idade. Haviam várias crianças, além dos adolescentes. O Nicks ficou muito aconchegante, com muitas famílias presentes, um clima extremamente positivo. Há de se parabenizar e agradecer ao Alessandro, que está em Alvinópolis há alguns anos, mas que já foi picado pela mosca do festival e trabalhou muito e com muita competência junto com a sua esposa Vanessa, com o auxilio luxuoso também de sua mãe, que abraçou o festival e ajudou e muito. Foi muito bacana ver o entusiasmo do pessoal com o festival, o brilho nos olhos. A participação da BIO EXTRATUS foi essencial. Dona Vera e Lindouro deram a sustentação necessária e o time de excelentes músicos que lá trabalham, no caso Junei e Maycon, também foram essenciais. Os caras tocam muito. Mas fiquei particularmente feliz com a nova safra de artistas, com a evolução técnica, com a diversidade do festival. Com relação ao resultado, achei que prevaleceu a democracia das notas, o que é incontestável. Cada jurado tem a sua opinião. Cada jurado, se fosse escolher as cinco melhores, iriam concordar na maioria, mas teria algum porém. Eu, pelo menos gostei bastante de alguns trabalhos que não ficaram entre as 5 e como prometi para o pessoal, em próxima postagem vou comentar sobre um por um, até fazendo algumas considerações visando a melhoria geral. De qualquer maneira, meus parabéns a todos os envolvidos. Valeu demais e agora é nos prepararmos para o Festival, que deverá mesmo acontecer em outubro. E fiquem atentos às próximas postagens para conferir os comentários. Aproveitem e votem no melhor local para o festival.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

OS MELHORES LOCAIS PARA O FESTIVAL 2011

A banda Sistema Confuso - palco defronte aos bares - na praça da baixada

Hoje recebi um email do grande amigo Élcio Vaka, sugerindo que o festival seja feito na Quadra Coberta do Colégio. Seria sim um espaço maravilhoso se corrigido o problema da acústica no local. Nem sei se isso é possível. Aquele teto metálico faz com que haja uma reverberação que faz com que o som fique rodando e não dê pra entender o que se está cantando. O Salão Paroquial também é um espaço bacana. Mas também tem uma acústica ruim. O Alvinopolense também não tem excelente acústica, mas com boa sonorização, fica até bom. Já foram feitos festivais lá e foram até legais. O Parque de Exposições seria legal, mas parece que o povo veta o parque ou tem preguiça. Esta semana, sugeriram o novo salão da cooperativa, que tem excelente estrutura. Mas já apareceu alguém dizendo que tem uma pilastra no meio do palco. A praça São Sebastião é bacana, mas naquele ponto próximo ao posto, parece que o festival está vazio, pois a praça é muito grande e o público do festival não é tão grande assim. O Palco na área em frente aos bares já funciona melhor. Sugeriram também a Praça Padre João Bosco, na rua de cima. Seria o local mais charmoso de todos, mas por outro lado demandaria mais estrutura e não sabemos como seria a reação da população daquela região, não acostumada ao barulho. Outra sugestão foi a Praça Bias Fortes, no Gaspar. É outro local muito charmoso, porém próximo ao hospital e também podem pintar problemas com som alto. Tem também o Industrial, que é menor, mas perto da praça e pode ficar bem aconchegante. Finalmente, tem a praça da Vila Manoel Puig, que também é linda e imagino que o povo da Vila iria receber o Festival muito bem, com entusiasmo extra. Agora, tem uma coisa que precisamos considerar para o mês de outubro: temporada de chuvas. Já me falaram sobre a solução de tendas, que foram colocadas com muito sucesso em outros eventos em Alvinópolis. Outra coisa a pensar, quem sabe nos próximos anos, podemos até fazer uma edição em Fonseca? Quem sabe um pré-festival por lá? Bom, mas vamos por partes. Aproveito para lançar uma enquete. Para você, qual o melhor local para realizar o Festival 2011? Vote na enquete ao lado. Um abraço a todos.