quinta-feira, 10 de maio de 2012

A PRAÇA DA BAIXADA - DESARMANDO OS ESPÍRITOS


FAZENDO JUSTIÇA AO PMDB

Pessoal, sejamos justos. O que a administração Pmdebista tentou foi  resolver certos problemas reclamados na época, como a difícil manutenção da grama, já exaurida, como a questão de algumas árvores já podres, que segundo estudos, precisavam ser retiradas.

SÓ QUE ALGUMAS COISAS NÃO DERAM CERTO

Aumentaram a área cimentada diminuindo a quantidade de área verde como forma de diminuir a grama, constantemente pisoteada nos eventos. O bloquete utilizado na praça, pra mim não foi o ideal. Pode ser funcional, mas muito rústico, feito para superfícies de carga maior. Além do mais, o nivelamento do piso também revelou-se deficiente, revelando desníveis que são feios esteticamente e ainda produzem acidentes. Outra coisa foi a obra de arte colocada no centro da praça, que acabou não tendo grande aprovação.

ESPAÇOS DE CONVIVÊNCIA

Os banquinhos da praça também foram substituídos.Os bancos anteriores permitiam vários tipos de interações. Eram usados pelos namorados, pelos amigos, pelas turmas, para o pessoal que ia tocar violão, contar piadas, etc. Os assentos atuais são coletivos e permitem interações diferentes. Pode até ser pensada uma configuração mista, mas o importante é oferecer alternativas para os encontros entre as pessoas. A praça é principalmente um espaço de convivência. 

NINGUÉM GOSTA DE SER CRITICADO

As pessoas que fazem as coisas se sentem injustiçadas quando criticadas, pois suaram sangue para que a obra acontecesse. Mas como disse Renato Russo, “não há tempo perdido”. O que foi feito pode servir de base para o que virá.

O QUE FEZ A ATUAL ADMINISTRAÇÃO

O prefeito atual também não promoveu grandes reformas. Só algumas ações pontuais até louváveis, como a prática de esportes (quadra de peteca) e agora a academia popular. Quer dizer, fez intervenções, mas não reformas. Talvez, por apostar todas as fichas na saúde, principal bandeira de campanha, não dê para priorizar outras áreas. Mas está sempre em tempo. 

PRAÇA NÃO DÁ VOTO?

Há quem diga que o grosso da população não está nem aí. Eu já vejo de outra forma. A praça é onde Alvinópolis se encontra, onde recebe os amigos de outras cidades, espaço de convivência e civilidade. É como se fosse uma sala de estar, portanto deve ser bonita, bem cuidada e funcional. Os cidadãos se sentem orgulhosos de sua praça e os visitantes também tem uma excelente impressão da cidade. 

A PRIMEIRA IMPRESSÃO É QUE FICA 

As pessoas chegam a Alvinópolis, passam pela Bio-Extratus, pela Cia Fabril Mascarenhas e depois desembocam numa praça enorme, linda, aberta para todos. Não pode ter impressão melhor.

REPERCUSSÃO NA INTERNET

De uma maneira geral, a repercussão dos movimentos dos AMIGOS da PRAÇA tem sido boa. Muitos projetos e ideias apareceram. Agora, o que falta é transformar esses sonhos em realidade. Tava vendo o mural do Alvinews. Apareceram algumas boas idéias lá.

ENGENHEIROS E PROFISSIONAIS VOLUNTÁRIOS

Alguém sugeriu vários nomes de engenheiros e arquitetos Alvinopolenses. Quem poderia cooptar esse pessoal para uma conversa? Quem tem contato dessa galera? Poderíamos convidar essa pessoas para uma conversa? Teria de partir de quem? Sugiro uma conversa no Industrial, uma instituição legítima da praça.

AGENTES POLÍTICOS QUE PODEM AJUDAR

Alguém citou que pra fazer tem de ter o apoio da Prefeitura. Eu duvido que o prefeito João Galo Indio crie qualquer problema. Muito pelo contrário. Mas é obvio que falamos de política e as coisas precisam ser bem concatenadas. De qualquer maneira, sem um bom projeto na mão, nada feito. Mas que tal então evoluirmos no projeto e termos um orçamento em mãos, prevendo as intervenções, discutindo com os moradores da praça, enfim, interagindo com a comunidade. Depois será correr atrás dos recursos em niveis estadual e federal. 

EU ACREDITO

Como disse o Pedrinho, para este ano será impossível, posto que é ano político e nada pode ser feito. Mas para 2013 é mais que possível. Que tal já irmos providenciando esse projeto, oferecendo-o de presente para os futuros administradores da cidade? Que tal despolitizarmos a praça, para que pelo menos uma vez na vida consigamos fazer algo de consenso, algo com que possamos nos orgulhar e onde a família alvinopolense se reconheça? Depende principalmente do nosso amor pela cidade. Pra isso, esse amor terá de derrotar o ódio que vem da política. É difícil, mas eu acredito.

3 comentários:

Anônimo disse...

A imparcialidade é uma virtude inserida no contexto da CF88 para garantir ao cidadão o direito da participação ampla nas decisões administrativas. Parece que vc como cidadão critico esta absolvendo este conteúdo gradativamente, demonstrando amadurecimento do direito constitucional no brilho do seu ultimo texto.

Anônimo disse...

A imparcialidade é uma virtude inserida no contexto da CF88 para garantir ao cidadão o direito da participação ampla nas decisões administrativas. Parece que vc como cidadão critico esta absolvendo este conteúdo gradativamente, demonstrando amadurecimento do direito constitucional no brilho do seu ultimo texto.

Claudecir, mais um mineiro mundo afora!!! disse...

mto legal e praticamente possível vossas idéias e anseios para os problemas Marcos, acho q se houver uma real e desinteressada mobilização, pode-se sim colher frutos , chegar a um denominador comum que é reformar a praça e demais anseios de nossa cidade.Apoio a ajudo no que for possível, novamente parabens grande Marcos Martino, o homem que mesmo tomando puxões de orelha, não se acovarda diante das intempéries da vida!! Abcs Claudé,