A sede de nosso município há muito tempo tem uma população estimada entre
Nos tornamos uma cidade exportadora de gente, primeiro porque os jovens quando chegavam a determinada idade tinham de se deslocar para centros maiores para continuar seus estudos e depois para buscar horizontes profissionais maiores, já que o município não oferecia muitas opções. Durante muito tempo tivemos Ponte Nova como grande pólo de influência e destino, mas com a chegada da BR -262 e do asfalto, passamos a ter João Monlevade como nosso primeiro pólo de influência e
O resultado disso é que temos provavelmente, um número de Alvinopolenses morando fora do município bem maior que a própria população residente. Não tenho uma estatística nesse sentido, mas acho até interessante que alguma instituição da cidade, quem sabe uma secretaria de desenvolvimento social ou o próprio colégio encampem um projeto de pesquisa nesse sentido: um levantamento, um censo, um cadastro de alvinopolenses espalhados pelo país e pelo globo terrestre.
Tem alvinopolenses
Mas o meu principal objetivo é cutucar o preconceito daqueles que acham que apenas quem reside no município pode se considerar Alvinopolense legítimo. Eu, particularmente sempre falo com orgulho dos nossos causos, das nossas tradições, da nossa cultura e tenho certeza de que isso também acontece com a grande maioria. Os que tiveram de sair, hoje tem nos sites canais de comunicação instantânea, onde podem saber noticias frescas da matriz. Esses Alvinopolenses ausentes estão sempre prontos a retornar de alguma forma todo o suporte que a cidade lhes ofereceu, tem termos de formação moral e social. Os Alvinopolenses residentes ou não, estão ligados por uma corrente de amor, de cultura, de raízes. Cabe-nos trabalhar para que essa corrente não se rompa jamais e até se fortaleça. É preciso nos conscientizar que Alvinópolis extrapola os limites físicos do município e precisamos nos irmanar cada vez mais e não ficarmos nos atacando mutuamente como inimigos que não somos. E finalizo deixando com vocês a pergunta lá do título: Qual a população real de Alvinópolis?
Não deixe de deixar seu comentário no blog...