domingo, 5 de abril de 2009

JOÃO VITOR XAVIER É O FUTURO


Há alguns dias atrás fui a Alvinópolis para um encontro com o prefeito João Galo Índio e fiquei sabendo que ele estava acompanhando João Vitor Xavier numa visita à rádio Alvimonte.

Pensei comigo: Uai, o que será que o João Vitor está fazendo em Alvinópolis?

Quando cheguei à prefeitura, o famoso radialista já havia ido embora, junto com seu fiel escudeiro Carlos Cervidanes e perdi a oportunidade de conhecê-los pessoalmente naquela oportunidade.

Galo Índio me contou que conhecia o João Vitor da época em que trabalhava na saúde em Belo Horizonte, que ele era de Caeté e que freqüentou muito Alvinópolis quando mais novo, pois era muito amigo do pessoal de Neder. A razão desta sua visita de cortesia, é que estava percorrendo algumas cidades, já preparando terreno para uma possível candidatura a deputado no próximo pleito.

No outro dia, retornei a Belo Horizonte e quando entrei na internet, Juninho do Alvinews apareceu na telinha. Costumamos conversar sempre pelo gtalk. Juninho me perguntou se eu teria alguém a indicar para uma nova entrevista para o site, já que estava na hora de entrarem novas matérias, novos artigos.  Perguntei o que achava de entrevistar o João Vitor Xavier, pra que ele contasse essa sua história de ter freqüentado a cidade, além do mais, tinha também uma bonita história de vida pra contar.

Juninho gostou da idéia e começamos a nos mobilizar.   O próprio prefeito Galo Índio se encarregou de agendar com o João Vitor e assim ficou marcada a entrevista para uma segunda feira, antes do  programa dele na rádio Itatiaia.

Como não poderia deixar de ser, partimos para o “ Novo pai dos burros”, o”São Google” para  pesquisarmos um pouco mais sobre a história do entrevistado. Ficamos surpresos quando ficamos sabendo que ele tinha apenas 26 anos de idade e já se encontrava num estágio em que muita gente com uma carreira inteira nem consegue chegar perto. Na Itatiaia ele se desdobra como repórter, cronista esportivo, apresentador e co-criador do programa Bastidores, uma das maiores audiências da grade da emissora.  

No dia marcado chegamos cedo e ficamos na portaria enquanto observávamos um desfile de estrelas da Itatigalo (nunca vi tanto atleticano por metro quadrado). Vimos passando o Lélio Gustavo, o Júnior Brasil (que nos disseram ser um ex cruzeirense), o Guilherme Gonzer e tive até oportunidade de me encontrar com Samuel Venâncio, um repórter da novíssima geração que tive a oportunidade de conhecer durante aulas práticas que fez na filmavídeo, quando ainda fazia jornalismo na Faculdade Universo. Enquanto aguardávamos, também tivemos a companhia do Nivaldo, "recepcionista" da rádio, um sujeito muito gente boa que nos contou várias curiosidades sobre a Rádio. Era um cruzeirense no meio de um mar de Atleticanos. (Cruzeirenses na Itatigalo dá pra se contar nos dedos).  

João Vitor chegou quase em cima da hora do programa e nos chamou para acompanhar a gravação do programa no estúdio. Teríamos de gravar nas brechas de tempo, pois o homem é ocupado demais e teria outro compromisso logo depois do programa (ser vereador de capital é mais pesado que ser prefeito em cidade do interior).

Na hora da entrevista a conversa rolou solta. João Vitor nos provou que realmente fez estágio em Alvinópolis em sua juventude, pois nos recebeu com grande hospitalidade, simplicidade e conhecimento de causa. Sua equipe de assessores também foi muito gentil e atenciosa. A impressão que ficou é a de que estávamos diante de uma personalidade marcante, um brilhante comunicador e um político em inicio de carreira com um futuro brilhante pela frente. Durante a entrevista, Juninho aproveitava para tirar algumas fotos para ilustrar o site. A última fotografia ele queria tirar abraçado ao João Vitor, com o símbolo da rádio ao fundo. Pediu a um dos assessores pra tirar. Na hora eu falei: - Peraí...também quero sair nessa foto. Sabe-se lá se não será ao lado de um futuro governador do estado?

No site www.alvinews.com.br, vocês poderão tanto ouvir a entrevista em audio, como ler a entrevista escrita. O interessante é que tem diferenças, pois na entrevista escrita entram coisas que foram ditas em off e não estão na gravação em áudio. Já na gravação em audio, tem também alguns detalhes que não estão na entrevista escrita. 


Um comentário:

Marcos Martino disse...

Depois de anos e anos de luta, o vereador João Vitor Xavier, que é da cidade de Caeté, esteve com ministra Dilma, levando uma carta de várias organizações, de vários prefeitos e conseguiu dela o compromisso da duplicação da 381. Consideradas as pretensões políticas da ministra, a br vai deixar se ser a rodovia da morte. Agora ela pode esperar, pois da sua tribuna pública do programa na itatiaia, ele vai cobrar com força. Mesmo sendo vereador, João Vitor já se coloca como figura de amplitude regional, estadual e pq não dizer, federal. Esse cara vai longe viu.