sábado, 9 de maio de 2009

FESTIVAL DE MÚSICA, NOSSO EVENTO MAIS CONHECIDO.


Exposição agropecuária, quase todas as cidades da região fazem.
Cavalgadas, também!
Mas Festival de Música Alvinópolis faz melhor que todas as cidades da região.
É importante lembrar que a exposição e cavalgada de Alvinópolis não tem nenhum destaque regional.
Cidades como Santa Bárbara, Nova Era, São Gonçalo e Dom Silvério, para não citar outras, tem muito mais tradição nesse tipo de evento.
Mas Festival de música é o de Alvinópolis.
Nosso festival tem tradição.
É feito desde 1976 e sempre teve uma turma entusiasmada trabalhando quase sempre de forma voluntária.
Nosso festival resistiu a todas as ondas musicais e já está quase chegando a sua edição número 30.
É provavelmente o evento de maior longevidade na nossa região e é motivo de orgulho para os Alvinopolenses. Como manifestação cultural em nossa cidade, só perde para o Congado e a festa de N.S.do Rosário, que já tem mais de 100 anos de vida.
A maioria das cidades da região já fez festivais de música, mas só o de Alvinópolis sobreviveu.
Para esse ano, já foi lançada a marca oficial, escolhida entre várias criações de Alessandro Magno, um dos criadores do site Portal Alvi.
Tudo indica que teremos um belíssimo festival, que já começa a ser divulgado esta semana.
Muitos detalhes devem ser definidos nos próximos dias e a medida que as novidades forem pintando, vamos divulgando para conhecimento de todos.

2 comentários:

Vanderhugo disse...

Com certeza, é importante trabalhar para que essa tradição permaneça viva e firme, levando o nome da nossa cidade...

Marcos Martino disse...

Que uma coisa fique bem clara.
É impossível não reconhecer que Alvinópolis é uma cidade cuja agropecuária é forte e cuja população é amplamente influenciada pela cultura rural. No entanto, precisamos reconhecer que não conseguimos tornar nossos eventos agropecuários reconhecidos em nível regional. As razões pra isso precisam ser melhor debatidas. Talvez mesmo pelas interrupções de governos, pela falta de atividades no parque de exposições, que é sub-aproveitado mas principalmente pela falta de amor, de pessoas que se dediquem ao evento de corpo e alma como vem acontecendo com o festival, apesar da conhecida falta de recursos. Mas ainda está em tempo. Basta que para isso se forme uma conselho municipal de cultura e eventos. Afinal de contas, a exposição também é cultura. Cavalgada também pode vir a ser. Mas para isso, a exposição precisa se abrir às novidades, ser uma exposição de tudo que Alvinópolis produz de melhor...e a cavalgada também pode se tornar mais cultura, que congregue mais.