segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

DOMINGO FOI PIRATA

AQUECIMENTO PIRATA FOI O INTEIRO

Desde as primeiras horas da manhã a cidade amanheceu com os abadás piratas. Essa turma deve ter vendido camisas demais. A expectativa foi enorme. Todos esperando o tsunami humano.

MUITOS CARNAVAIS

Além do carnaval oficial( da prefeitura na praça) e dos blocos e baterias, houve vários pequenos carnavais pela cidade. No bar do Dico Surdico, a turma fez um samba da melhor qualidade. Ronildson também armou uma fuzarca sonora na Praça Bias Fortes, perto do SEALAR. No Ninho da Águia, como sempre, muito humor e uma turma muito animada. Muitos Alvinopolenses da Gema fazendo a festa e se abraçando.

ENFIM A NAU PIRATA

Uma coisa é a gente ouvir falar, ver fotos e videos. Outra é você assistir de perto, de cima como eu tive oportunidade de fazer.Vi da varanda da casa do Jorge, casa do antigo Janjão. Que loucura! Os piratas abriram o desfile com um caminhão com uma figura dos piratas em cima. Veio também o menino maluquinho num carro promocional da BioExtratus, jogando bolinhas de sabão do povo. E aí é que começa a loucura. Na frente veio um carro de som com vários e vários autofalantes tocando funk e hip hop. Atrás uma multidão eufórica. Em cima do carro de som, um rapaz com seu notebook comandando as músicas. Mais atrás um pouco, outro carro de som não tão potente, tocando axé. Um pouco menos de gente atrás. E assim sucessivamente. Mais dois carros de som, um tocando axé e outro tocando sertanejo. E mais um mar de gente atrás. Depois vieram os carros com água esguichando na multidão, um dos grandes diferenciais do Piratas. Atrás uma galera molhada por fora e por dentro ( de cerveja e outros biritas) A essa altura, na mesma cena dava pra ver que o inicio do bloco chegava no morro do Dodô e o final do bloco perto do Dário Veterinário( e dizem que este ano tava menos cheio que nos anos anteriores) Pra quem via de cima, rolou uma massaroca sonora. Ouvíamos os sons dos carros misturados, um caos, uma loucura.

MAD MAX

Os sistemas de som, os carros, até os carros de água me lembraram um pouco o filme Mad Max. Tudo meio no improviso, cooperativo, feito por uma turma que soube fazer dos Piratas o maior marketing do carnaval na região.

CHARANGAS X SOM MECÂNICO

É claro que nada substitui as charangas e o som ao vivo. Por outro lado, ficou claro também que o povo na hora de optar, preferiu os sons mecânicos que as charangas quando pode escolher. Tanto no Bloco do Saco Sujo como das Piranhas, foi muito mais gente atrás do som mecânico do que atrás das charangas. No caso dos Piratas, nem charanga teve. 

CONCLUSÃO

O povo opta pelos sons mecânicos por causa principalmente do repertório musical. As charangas tem um repertório basicamente de marchinhas tradicionais dos antigos carnavais. A turma das gerações passadas curte mais. Porém a galera nova quer brincar com as músicas mais contemporâneas, como os funks com suas letras pra lá de sensuais, com o axé, sertanejo, músicas que estão nas paradas de sucesso. E as charangas tem dificuldade de se adaptar. 

PRAÇA MAIS VAZIA

Estranhamente o movimento na praça foi menor. E eu achava que seria um dia megalotado. Acho que até na sexta tava mais cheio. Acho que muita gente se cansou. Tem muita gente também que curte o carnaval durante o dia, toma todas e nem aguenta sair à noite. Tem também aqueles que não são adeptos do carnaval de bandas de axé na praça e preferem fazer seus carnavais particulares ou familiares perto de casa. 

SHOW DA BANDA BATUK GERAIS

Antes de chegar a praça, de longe, já reparei algo de familiar no som. Quando cheguei perto entendi por que. O vocalista principal era o meu amigo TOPETE, de São Gonçalo do Rio Abaixo. Topete é grande músico, compositor, cantor, já viajou o mundo tocando.Topete tem uma mão direita muito boa e uma voz parecida com alguns cantores baianos como Luiz Caldas e Gilberto Gil. A banda apostou em um repertório de standarts do axé e da MPB, arriscando-se até em sucessos do rock nacional. Alternou bons e maus momentos. Quanto tocava músicas swingadas se saia melhor. Nos rocks ficou mais dura, perdia o remelexo. Em comparação com as bandas de sexta e sábado, talvez tenha faltado mais apelo visual. O Tequila Baiana tinha um vocalista grandona que sensualizada e fazia aqueles passinhos conhecidos. Ferreti também anima muito, sensualiza e ocupa bem o palco com sua presença. 

PARABÉNS À MARY EVENTOS MAIS UMA VEZ

Gostei do fato da MARY estar circulando os bons artistas da região. A Banda Agá é de João Monlevade. O Kigingado é de Itabira. A Batuk é de São Gonçalo do Rio Abaixo. Maniele Ferreti é de Ipatinga. Só a Tequila Baiana parece ser baiana mesmo, mas a própria Mary pode nos dizer melhor. 

MUITOS VENDENDO BEM, OUTROS NEM TANTO...

Pelo que percebi, alguns na praça estavam vendendo até bem. Outros reclamavam que estavam vendendo pouco. Algumas barracas tinham um exército atendendo.Outros tinham apenas uma pessoa atendendo. Alguns atendiam com presteza e bom humor. Outros com cara fechada e má vontade. É a vida.

CARRO DEPENADO

Tivemos pouquíssimas ocorrências. Mas teve um carro que teve os 4 pneus roubados. Como é que esse povo conseguiu isso sem que ninguém percebesse? Teve moto roubada também. Pelo menos não tivemos brigas ou acidentes.






Nenhum comentário: