sábado, 21 de setembro de 2019

ENTREVISTA COM LUCIANO GUIMARÃES - SOBRE O LIVRO - OURO SOBRE O AZUL


ENTREVISTA com LUCIANO GUIMARÃES, que está lançando hoje o livro OURO SOBRE O AZUL, com reminiscências de sua vó e madrinha, Dona Maria de Roberto. Luciano é escritor com diversas obras editadas. O lançamento vai ser hoje a partir das 19 horas na câmara municipal. Mas vamos à entrevista.

MARCOS MARTINO - Por que do nome OURO SOBRE O AZUL?

LUCIANO GUIMARÃES - Ouro sobre o azul é a expressão que minha avó dizia do por do sol nas tardes de outono em Mariana. Mas também é uma expressão antiga portuguesa que significa "perfeição". Nas armorarias antigas, quando as armas, com inscrições em ouro, eram brunidas até que o aço ficasse azulado, diziam que estava "ouro sobre o azul". Era o nome que ela desejava para o livro. Ela faleceu sem escrevê-lo. Mas ela deixou cerca de 100 cadernos com anotações próprias, citações e devoções. Fiz uma compilação desses escritos e concretizei seu sonho.

MARCOS MARTINO - E essas memórias passam por Alvinópolis?

LUCIANO GUIMARÃES - Sim. Alvinópolis e Mariana, especialmente. E este livro da minha avó eu quis que fosse destinado a obras sociais que ela gostava. Entre elas a Beneficência Popular em Alvinópolis. Meus livros são sempre destinados a uma causa social.

MARCOS MARTINO - Vc tem outros livros então?


LUCIANO GUIMARÃES - Sim. A Defesa da Honra: ações de injúria século XVIII em Mariana Minas Gerais (minha dissertação de mestrado) ; Água do Coração, escrito com dois amigos com contos, crônicas, poesias e um romance (O santo sem nome); O Sorriso da Cigana.

MARCOS MARTINO - E hoje vc reside onde?

LUCIANO GUIMARÃES - Hoje moro em Ouro Preto, mas morei cerca de 30 anos em Mariana.

MARCOS MARTINO - Minha mãe foi "discípula" da Dona Maria de Roberto. E em alguma medida, minha família também. Minha mãe falava da Dona Maria como uma escola de cortesia.

LUCIANO GUIMARÃES - Fico honrado. Minha avó sempre guardou com muita saudade sua terra natal e os grandes amigos que conquistou. Sou suspeito para falar, pois além de neto sou afilhado. Mas era uma pessoa que buscou uma vida de alegria e amizade.

LANÇAMENTO HOJE - A PARTIR DAS 19 HORAS NA CÂMARA MUNICIPAL. 

Nenhum comentário: