domingo, 12 de novembro de 2023

POR QUE SOU A FAVOR DA ADMINISTRAÇÃO DO PARQUE PELO SINDICATO

 

DEBATE DEMOCRÁTICO

Eu vejo como muito positivo o debate democrático a respeito da cessão do Parque de exposições de Alvinópolis para gestão do SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS por razões que vou tentar explicar pra vocês.

Em primeiro lugar, por que a gestão do parque tem sido ao longo dos anos muito errática, marcada por utilizações inadequadas, depredação, até mudanças de nomes por conveniências políticas, enfim, uma administração que não potencializa as possibilidades do parque de exposições de alvinópolis, que já foi considerado um dos melhores da região.
Pois bem! O Sindicato dos Produtores Rurais através do seu atual presidente, propôs à prefeitura que a instituição que ele preside, passe a administrar o parque, numa gestão em sintonia com o município, fazendo funcionar, com um calendário de eventos, gerando receitas para manutenção e benfeitorias, enfim, pra que o Parque cumpra seu papel, de catalizar e fomentar a produção agropecuária, objetivo da sua criação. Claro que outros segmentos são bem vindos e complementares.

VOCAÇÃO AGROPECUÁRIA

Mas o parque foi criado com inspiração agropecuária. No passado houve exposições agro industriais, que incluiam a indústria e a produção local. O atual diretoria tem essa veia coorporativa e espírito empreendedor e deve abrir o leque. Na hora que vi a notícia da proposta fiquei animado por uma questão simples: tem pessoas que são como locomotivas e puxam a cidade pra frente, colocam coração e fazem as coisas acontecerem.

PARABÉNS

E parabenizo ao prefeito Maurosan também pelo despreendimento.
Ele faz algo que poucos teriam coragem.
Por que há um entendimento de que o parque é lugar de fazer política.

E também ao Elmo, que trouxe o assunto para o debate público, extrapolando os limites da câmara, ouvindo a opinião pública.

LIVRAMENTO

Quando você faz uma pesquisa, entre as maiores reivindicações estão as festas. Mas uma coisa é o que se diz numa pesquisa e outra coisa é o voto. As pessoas, naquele sagrado momento, botam na balança o que é melhor pras suas vidas.
Eventos como cavalgadas geram uma despesa descomunal para as prefeituras, por isso algumas terceirizam as festas. Mas quando tem portaria o povo reclama. Porém quando o evento não é da prefeitura, todos pagam sem reclamar. É um livramento que vale à pena. Vai sobrar dinheiro para coisas mais importantes.

E O QUE O SINDICATO GANHA?

E para o Sindicato, com uma gestão ajustada, vai ser possível gerar lucro através dos eventos. E a prefeitura estará junto com o sindicato na publicidade, parceira preferencial..
Não sei se foi sugerido ou se vai existir um conselho.

SUGESTÕES ACATADAS

Bom, mas numa democracia sempre tem os prós e os contras.
Então vamos aos contras.
Tem críticas que são construtivas e que são acatadas e assimiladas.
Prova disso é que sugestões foram inseridas na proposta inicial, para tentar gerar consenso.
E tem aqueles que apenas querem fazer reserva de mercado para seus candidatos, que acham que tem de preservar a autonomia pra fazer política.

OS CONTRAS

Alguns dizem que são exageradas as vantagens para o Sindicato.
Por exemplo, tem gente que acha que a prefeitura deve ter direito de fazer os grandes eventos municipais como cavalgadas e exposições.
Mas é exatamente nesses eventos que a gestão tem como gerar lucros pra manutenção e benfeitorias. Vai precisar gerar recursos..
Outros querem que prefeitura tenha direito a qualquer momento, de interromper o contrato. Não acham que esse tipo de questionamento gera insegurança jurídica? O Sindicato vai cumprir um dos seus objetivos, de fomentar a cultura agropecuária e fazer uma gestão exemplar do equipamento urbano confiado, com sustentabilidade e inovação. Mas quem investe quer retorno pra reinvestir e melhorar a estrutura.
Outras questões são colocadas, como direito de fazer outros eventos que não seja apenas sertanejo e agro. Tá na proposta que o sindicato e a prefeitura deverão se reunir para definir o calendário anual. Sobre utilização do espaço durante a semana para caminhadas, lazer, atividades. Isso já foi inserido na atualização da proposta.

TRANSPARÊNCIA

Sugiro as partes envolvidas que haja transparência. Isso é primordial nos novos tempos. Divulguem, socializem as informações.

MATURIDADE DEMOCRÁTICA

Sugiro aos nossos nobres vereadores que tenham a maturidade de fazer o melhor pro município.
O Parque vive nesse abandono. De vez em quando alguém faz alguma coisa, mas é um patrimônio, um espaço excelente que todos concordam que pode ser melhor administrado.
E sob gestão da atual diretoria do Sindicato, temos a certeza de que o parque será administrado com todo zelo. O Sindicato dos Produtores é instituição de grande credibilidade e é do ramo. Jamais vai permitir que haja desvio de função, assim como a prefeitura, que também estará zelando para que o patrimônio público não seja prejudicado.

QUE O BOM SENSO PREVALEÇA

Que os interesses do município estejam acima dos interesses políticos.

O assunto já vem sendo debatido há um bom tempo, tendo a anuência de diversos advogados e agentes políticos. Agora os nobres vereadores terão a missão de depurar um resultado que seja o melhor pra todos.
É uma grande responsabilidade. Isso é democracia.

REFLEXÃO FINAL…

Reflitam comigo: Do jeito que está, o parque vai continuar nessa gangorra, gerando despesas enormes para o erário, tanto nos eventos como na manutenção. Com essa proposta, teremos a garantia de que o Parque será bem cuidado e não será utilizado para fins inadequados. Como diz o nosso amigo José Santana, nos momentos decisivos a gente precisa ter grandeza, pensarmos e agirmos pelo bem comum, acima dos interesses partidários ou particulares.




Nenhum comentário: