quinta-feira, 2 de setembro de 2010

FONSECA MERECE TER VIDA PRÓPRIA

Pessoal, conversei demoradamente com o prefeito João Galo Índio sobre o distrito. Ele tava me contando que conseguiu verbas e mais verbas para o distrito, mas que os problemas de infra-estrutura são tão grandes, que necessitariam de verbas muito mais polpudas. Com isso, tudo que o prefeito tem feito, que segundo ele me garantiu, não é pouco, acaba passando despercebido. A realidade é que o cobertor é curto. Mal dá pras despesas da sede. Vamos e venhamos. Não é vantagem hoje o município ser enorme. Terras demais não trazem divisas para o município. Muita terra significa mais trabalho e se não tiver retorno, não vale à pena. Os dilemas de Fonseca vem de anos. Lembro-me de ir lá com minha mãe e meu pai e o poeirão era sempre medonho. Vendo o protesto do pessoal de lá, que ganhou até midia nacional, fico pensando: já tá na hora de virar cidade. Até que o distrito evoluiu bastante, com bom comércio e serviços, mas no que diz respeito ao urbanismo e suporte dos poderes públicos estadual e municipal, ainda continua deficitária. Mas querem saber o que faria sentido mesmo? A independência de Fonseca. Catas Altas ficou independente, mas continua lá, porém com novo sopro de desenvolvimento. Sem Peixe também ficou independente e pelo que me contam, melhorou até para a administração de Dom Silvério. Segundo postado pelo João Carlos da Rádio Alternativa no Alvinews, houve oportunidade histórica para emancipar Fonseca, mas os próprios moradores na época votaram contra. Mas é bom que as autoridades fiquem atentas, pois uma nova abertura pode se abrir e nesse momento será crucial uma racionalização em torno do assunto.

Nenhum comentário: