domingo, 20 de maio de 2012

10 MANDAMENTOS DE UM BOM PREFEITO


Fiquei pensando comigo...quais seriam os mandamentos para que um prefeito fizesse uma boa administração na cidade? De sopetão, escrevi uma lista, mas que pode ser acrescida de outras qualidades também importantes. Mas vejam a que saiu:


1) - Um bom prefeito em primeiro lugar deve mostrar ao eleitorado que conhece a fundo as finanças da prefeitura . 

2) - Em segundo, não pode prometer aquilo que não tem condições de cumprir. 

3) - Em terceiro, deve abrir mão das festas  caras, investindo mais nos artistas da cidade. 

4) - Em quarto, tem de ter deputados parceiros pra buscar recursos e tentar atrair empresas. 

5) - Em quinto, deve ter um mapa do município e contemplar todas as comunidades com serviços e benfeitorias.

6) - Em sexto, deve dar uma volta todas as manhãs de carro pela cidade para ver os principais problemas. 

7) - Em sétimo, deve continuar convivendo e interagindo com o povo, frequentando os principais espaços. 

8) - Em oitavo, deve governar para todos, estabelecendo um diálogo civilizado com outros grupos e mantendo a população informada sobre tudo que envolva a administração. 

9) - Em nono, deve ter voz de comando pra ser respeitado 

10) -Em décimo. conseguir calar o ego e a vaidade para evitar os puxa-sacos que impedem que os líderes enxerguem a realidade e possam intervir. 

PEGUEI MAIS UMA LISTA DO FREI MARTINHO NA INTERNET, UM BLOG QUE TEM COMO FILOSOFIA A IMPARCIALIDADE. 

1° colocar gente honesta e competente nos cargos de responsabilidade, se possível sem vínculo político.
 
2° tornar as contas e atos da administração transparentes.
 
3° cancelar o concurso público sob suspeita.
 
4° parar de nomear apaniguados para comporem os Conselhos Municipais.
 
5° não dar sequência a contratos milionários que são contestados judicialmente ou pelo tribunal de contas, a fim de poupar que o patrimônio do Município seja transferido para particulares.
 
6° dar o exemplo pessoal como autoridade do Município, ou seja, não beber á ponto de ficar embriagado, não ser mentiroso, não ser promíscuo, respeitar a família sob todos os aspectos, não ser desonesto e achar que ninguém vai ficar sabendo dos trambiques, não fazer acertos em detrimento do Município, não pagar veículos de comunicação para se livrar de críticas, enfim, que seja um homem de verdade. Que a dignidade seja o caminho escolhido.
 
7° dar prioridade para a Educação - Valorizar a figura do professor e, sobretudo valorizando seu salário. O professor precisa se sentir reconhecido pela administração pública, não se pode cobrar de uma classe trabalhadora sendo que seu salário mal dar para as necessidades básicas do dia-a-dia e deixar de ser hipócrita.
 
8° excluir qualquer ato ou atitude que lembre alguma coisa como perseguição política. O prefeito que persegue, maltrata e até mesmo demite, aquele servidor humilde, honesto, simplesmente porque este tem opinião, pensamento diferente da sua. A liberdade de expressão há de ser respeitada dentro daquilo que chamo de respeito mutuo.
 
9° um bom prefeito é aquele que é administrador, empreendedor e busca soluções para o desemprego é uma meta não a ser buscada, mais sim alcançada. Busca permanente por parcerias empresariais e todos aqueles que podem e tem capacidade financeira de investir no município.
 
10° e por ultimo um bom prefeito não é aquele adorado, idolatrado, e sim aquele respeitado. O bom prefeito é aquele que têm consciência de seu poder perante a opinião do povo; o bom prefeito é aquele que se esforça para ser honesto, sem que para isto tenha que ser humilde; o bom prefeito sabe ouvir, observar, para somente daí tomar as decisões importantes, há de ser esperto muito mais que inteligente, é aceitável admitir erros de um bom prefeito, mais a burrice vem de burro, jumento, esta ninguém aceita. O bom prefeito, principalmente os de cidades pequenas, é aquele que anda sempre sem dinheiro no bolso, o bom prefeito é aquele que é bom sem ser idiota, sem ser pateta, o bom prefeito é raro, sua existência incomoda, ou será que ele não existe?



2 comentários:

Anônimo disse...

Deveria ter lido para o candidato que apoiou estes mandamentos antes dele se eleger, pois assim evitaria os efeitos colaterais causados pelo pecado de não saber administrar.Passaram-se quatro anos, pq não divulgou os mandamentos antes? Agora aparece com esta revelação do alem e fantasmagórica.Fala serio..Ninguem acredita mais em palavras proféticas a realidade é outra cidadão.A proposito as palavras bailam em seus lábios, deslizam sobre seus dedos e se perdem no espaço sideral rumo ao buraco negro. Enfim,todos sabem que existe algo misterioso no espaço mas nunca conseguiram ver e sentir esta realidade. Sempre sera Mito..

Marcos Martino disse...

Rapaz, eu não tinha acesso aos mandamentos antes. A primeira parte,fui eu mesmo que escrevi e a segunda,colei do Frei Martinho. Não tem nada do além ou fantasmagórico. Se não acredita em palavras proféticas, imagino que não seja cristão. Agora, sobre as palavras bailarem em meus lábios, deslizarem sobre meus dedos e se perderem no espaço sideral rumo ao buraco negro, gostei do viés poético. Só não concordo com o buraco negro. Aapalavras não se perdem. Tanto que você as escontrou e contra-argumentou. Sobre algo misterioso no espaço, você já está entrando no campo dos OVNIS,do fantasmagórico, do além.