quarta-feira, 29 de abril de 2015

NOTÍCIAS DA CAPITAL DO UNIVERSO

SÓ PRA EXPLICAR

A capital do universo é Alvinópolis-MG. 

FESTA DA CHITA e FESTIVAL DA MÚSICA em JULHO

Pelo que me informaram, a Secretaria de Cultura de Alvinópolis vai repetir a fórmula do ano passado, programando uma semana de eventos, entre espetáculos de danças, apresentações artísticas. de bandas de música, corais, de todos os tipos. E aproveitando a mesma estrutura, serão realizados a FESTA DA CHITA e o FESTIVAL DA MÚSICA. Em breve a prefeitura divulgará a programação. 

COMENTÁRIOS

Espero que a Festa da Chita esse ano tenha um foco maior. Que tal uma banda de forró pra fazer um forrozão na praça? Quanto ao Festival da Música no início de julho, acaba fugindo um pouco da tradição, de ser nos últimos finais de semana do mês de férias. Mas de qualquer maneira, o importante é que vai ter, que os eventos continuam vivos e em boas mãos. que a moçada vai dar um jeito de prestigiar, seja quando for. 36 anos. Mais um ano de vida. Uhuu. 

ASFALTO DO DER

Infelizmente, o DER extrapolou os prazos para revitalização dos asfalto que atravessa a cidade. Seria justo que o DER providenciasse uma manutenção, já que a MG 123, sobre sua responsabilidade, passa dentro da cidade. Embora tenha sido fixado um prazo para abril, imagino que até o dia 30, ou seja amanhã, não dará tempo de mais nada. A não ser que consigam um milagre. Pelo que nos informa o assessor de comunicação da prefeitura, Claudecir Barbosa, o deputado Newton Cardoso Jr e o prefeito Milton estão empenhados em conseguir esse asfalto junto ao DER.

AO MESMO TEMPO...

Ao mesmo tempo circulam informações de que os governos estaduais estão sem dinheiro. Por isso o Pimentel anda reclamando tanto. Tá com caixa baixo. Arrecadação caiu em todos os níveis. O DER deve estar sem verbas pra asfaltar um monte de lugares. Mas alguns políticos mais influentes sempre conseguem...

O QUE PODE SER FEITO

A prefeitura pode avaliar as prioridades e providenciar alguns tapa-buracos emergenciais. Alguns representam perigos, principalmente para os milhares de veículos que trafegam diariamente, entre carretas, caminhões, ônibus e carros pequenos. Pelo que o Claudecir informou, isso está sendo providenciado. 

UTOPIAS ALVINOPOLENSES

Já pensaram se a Cia Fabril Mascarenhas e a Bio Extratus se unissem para reconfigurar o Industrial? Seria o time das Indústrias. Azul, Verde e Branco.

FAMÍLIAS ALVINOPOLENSES

Deu o maior ibope. Bem que podíamos juntar uma turma e fazermos uma FESTA DAS FAMÍLIAS ALVINOPOLENSES em Alvipa. Imaginem quantas fotos? Quantos clicks? Que gentaiada?

sábado, 25 de abril de 2015

FAMÍLIAS ALVINOPOLENSES


Qual a maior família de Alvinópolis?

O primeiro sobrenome que me veio à cabeça foi COTA. Outra família numerosa é CARVALHO. ALVES também. O sobrenome BARCELOS também é numeroso. VASCONCELOS também. E tem FERREIRA. Tem ABREU LIMA. Tem FIGUEIREDO e tem os COUTO. Lembrei aqui das famílias SOUZA e OLIVEIRA. Tem os italianos, MARTINO, SCHETTINI, PRÍMOLA, IANARELLI, MANCUZO, CATIZZANI, PITINATTI, PAPA, DOMINGUES. Tem os GOMES, os PONTES, os LINHARES, BARROS, RODRIGUES, os ANDRADE, os POLICARPO, os MORAES, os PENA os PEREIRA, os BICALHO, BARRETO, COURA, FREITAS, MAGALHÃES, ALVERNAZ, PERDIGÃO, TRINDADE, ALVARENGA, ROCHA, VIEIRA, VIANA, COELHO, DRUMOND, MENDES, FRAGA, PAIVA, AZEVEDO, CUNHA, ROLA, CORREA NETO, NARDY, RIBEIRO, BARRETO, LEITE, MACHADO, MOREIRA, SOARES, TORRES, QUINTÃO, GUIMARÃES, BARBOSA, PASCOAL, CALDEIRA, CRUZ E CREPALDE. Tem também os SILVA, que perigas ser a maior na maioria das cidades. Dê a sua opinião. Pra você, qual a maior família de Alvinópolis? Alguém tem essa estatística?

DER pisando na bola com Alvinópolis

O DER se comprometeu a revitalizar em abril o asfalto da MG que passa dentro de Alvinópolis.  Pelo visto, a promessa não será cumprida, pois o mês já está acabando.Segundo o assessor de comunicação Claudecir Barbosa, a prefeitura mantém contatos diários com o DER-MG e o deputado Newton Cardoso Jr está empenhado para conseguir viabilizar a revitalização do asfalto. Segundo Claudecir, algumas ações emergenciais, como tapa buracos, já estão sendo providenciadas pela prefeitura.

Boas notícias

Uma das melhores coisas que existe é divulgar boas notícias. Só que muitas vezes as coisas não acontecem como o planejado ou sonhado. Aí o que era sonho vira utopia. E com isso vai-se a credibilidade e vem a frustração. 

Festival da Música e Festichita

Pelas informações que obtive, o Festichita e Festival de Música serão realizados nos moldes do ano passado, aproveitando a mesma estrutura da Segunda Semana Cultural de Alvinópolis. 

É verídico!

O lançamento do livro do Bichirim será no dia 09, no belíssimo prédio da câmara municipal. Bichirim sempre foi um grande contador. Primeiro por que foi bancário e depois porque sempre foi um grande contador de estórias. A mãe dele, Dona Zita, também contava causos incríveis. Era insuperável em histórias de assombração. Farei o que puder pra prestigiar o primo. 

Como está a cena musical Alvinopolense?

Quem pode me responder? Sei que os Morcegos estão mandando brasa. Que o Carlim abriu o Mineirim e tá fazendo cultura por lá. Como estão as bandas, o Thaysson Azevedo e a Hard Case? E a banda estorvo? Thúlio Silveira tem feito coisas novas? E Luluth. Gosto muito dele como músico. E as bandas das meninas? E as Viúvas Negras? E Gilvan e Ryan? E o Porão 71? E o Tia Piluca? Tinha a ótima banda Gordo e os Alones. Acabou? O Kalamidade Pública continua com seu excelente projeto Natal sem fome. E tem uma penca de meninas com banda fazendo som também. Tem o menino filho de Paulo Silvino e seu companheiro pianista. O legal é que vem aí o Festival...e com ele, mais gente emergente. 



quinta-feira, 16 de abril de 2015

ALVINOPOLICES


Cobertura do hospital: por que não tiram aquele plástico?

Eu venho reparando há algum tempo. Em frente ao hospital fizeram uma cobertura até bacana. Parece ser um material de acrílico ou blindex. Só que a impressão que passa é que não retiraram o plástico de proteção e esse plástico está lá até hoje. Será que não tem jeito de tirar? Não acham que passa a impressão tipo quando você compra uma calça e sai na rua com a etiqueta pendurada?

Recuperação do bambuzal do cemitério.

Dá grande tristeza ver o bambuzal meio calvo por causa do incêndio. Estive lá pertinho dando uma olhada. A gente fica pensando: será que não tem nada que possa ser feito para acelerar o crescimento do bambuzal? Será que não vale à pena aguar lá de vez em quando? Ou o bambuzal prefere o seco? Tristeza, viu.

Caminho pro cemitério

Parabéns à prefeitura que está mantendo o lado da descida do cemitério bem patrolado. Já vi tempos em que não dava nem pra descer carros, por causa da erosão e das valas que se abriam. Tá bem conservado. Podia aproveitar e calçar aquele trecho também. Em época de chuva vai virar um quiabo.

O asfalto da rua de cima e o DER

Estamos aguardando que o DER inicie as obras de revitalização do asfalto da rua de cima. Pelo que me foi informado, o prazo estipulado é abril. Milton e Taioba tem de ficar na cola dos deputados que os apoiam. Se não tiver pressão, deverão enrolar, como costumam fazer.

DER se isenta da responsabilidade

Embora utilizem a via urbana de Alvinópolis pra passar duas MGs, fiz contato com o DER, que nega a responsabilidade sobre manutenção das vias urbanas. Por isso, só com conversas de "alto nível" pra conseguir oferecer esse justo conforto à população...a contra-partida do DER por utilizar a cidade para passar suas carretas, caminhões e carros pequenos. 

Como foi viabilizado o asfalto

Estive com o ex-prefeito Marcinho que me contou como foi feito esse asfalto que tá na rua até hoje. Segundo o Marcinho, na época conseguiu o asfaltamento por que contava com o apoio do ex deputado Agostinho Patrus, que na ocasião era secretário de obras. 

Configuração positiva

Mas o prefeito Milton tem tudo para conseguir esse asfalto. Ele tem o deputado Newton Cardoso Jr e seu pai Newton Cardoso que são do PMDB. O atual vice-governador é PMDB. O Partido hoje comanda o estado e o governo federal. A situação é muito favorável. Tomara que consiga isso, pois a situação do asfalto principalmente na rua de cima está muito ruim

Asfalto no resto da cidade

Dei uma passeada de carro pela cidade e vi que tem muitos buracos, desníveis, lombadas. O Asfalto da Av Antonio Carlos melhorou muito as vida dos motoristas, mas poderia ter sido mais caprichado em termos de acabamento. Mas temos de dar um desconto. 

Falar é fácil, fazer...

A gente olha pra cidade e pensa: devia fazer isso, podia fazer aquilo, mas ninguém tá com o orçamento na mão vendo as limitações, a pequena margem de investimento, tendo de fazer mágica pra fazer o dinheiro render. 

Lançamento do livro do Bichirim

Se tem alguém que conhece causos e causos engraçados sobre a cidade este é o Bichirim. Sujeito muito bem humorado, amigo de todo mundo, depositário de ampla cultura e de impagáveis memórias alvinopolenses, resolveu fazer um livro juntando esses causos verídicos. Por falar em VERÍDICO, esse será o nome do livro. Imperdível o lançamento no dia 09 de maio, sábado.

Lançamento do bar e restaurante MINEIRIM

Do meu amigo e irmão Carlim Crepalde, conhecido como Carlim Gipão, irmão de Ricardão, filho do seu Benezão. O Mineirim já abre com a marca da arte e cultura. Qualquer dia quero tocar e cantar lá...

E o Festival? E a Festa da Chita?

Já estamos no meio do mês de abril. Ainda não temos notícias sobre Festival da Música e sobre Festa da Chita em 2015. O que será que o pessoal da cultura tá planejando? Será que vai fazer o festival e festa da chita nos moldes do que foi feito no ano passado ou vão avaliar o que deu certo e errado e reconfigurar pra 2015? O que não pode é demorar...senão não define datas e fica refém de outras cidades que marcam suas festas antes.

segunda-feira, 13 de abril de 2015

ATUALIZANDO NOTÍCIAS DE ALVIPA

Sobre o Pinga Rato


Segundo me informou o meu cordial amigo Claudecir da comunicação da prefeitura, em reunião com o atual presidente do Original, ele obteve a notícia de que o clube já conseguiu a metade do telhado para cobrir o clube. Ele informou ainda que a diretoria vai se reunir para definir a data da festa junina para arrecadar fundos, de modo a não deixar a sede social desmoronar, dado o avançado estágio de destruição do imóvel.


Sobre a parceria da prefeitura.



Sem dúvidas, a intervenção do Claudecir tem sido primordial. Só de haver essa disposição para o diálogo, já é um grande avanço. Mas infelizmente, só terá valor de verdade se o objetivo for concluído. A turma da rua de cima precisa se mobilizar mais e abraçar o Pinga.



Campanha pela internet



Sugiro ao pessoal que abra uma conta também para arrecadar fundos. Tenho certeza que pingarratenses em todo o planeta irão colaborar. Mas será necessária uma boa divulgação pelas redes sociais.



A importância do tombamento



Segundo me informou o Claudecir, embora não esteja descartada, tem de ser averiguada a possibilidade do tombamento da sede social. Parece que as cidades tem quotas de imóveis passíveis de serem tombados e para que novas edificações sejam incluídas, a lei precisa ser estudada. A fachada do clube precisa ser preservada também. Insisto no tombamento por que dificilmente o clube terá condições de sobreviver se não tiver algum tipo de ajuda no seu custeio. Devem ser estudadas utilizações alternativas para o clube, por exemplo poderia haver ali um café, uma lan house, papelaria, com caixa eletrônico, serviços para a população ( só ideias). 



Sobre projeto arquitetônico



Que o pessoal do clube pense muito bem pra não utilizar material de acabamento de segunda. Que a nova sede seja pensada em termos de banheiros bem pensados, com equipamento de fácil manutenção e limpeza, enfim, material de boa qualidade. Poderia ser trabalhada uma parceria com alguma empresa de material de construção, que forneceria material e teria depois publicidade durante um ano no espaço e em todo o material.



Site do Pingarato



Poderia ser criado um site pro pessoal interagir. Até um facebook. Que eu saiba, ainda não tem...



E o DER?



Pelo que informou o Claudecir, o DER se comprometeu a consertar o asfalto da rua de cima ainda no mês de abril. Já estamos no dia 13. Se não cutucar esse pessoal, não sai, viu Claudecir. Tem de ficar na cola. 



E o Festival da Música? E a Festa da Chita?



Já está na hora de começar a divulgar, não concordam? Vai se repetir a mesma fórmula do ano passado? Haverão mudanças, adequações para melhorar?



No mais...



Um abraço nos Alvinopolense espalhados pelo planeta.  

terça-feira, 7 de abril de 2015

ÓTIMA NOTÍCIA: PINGA RATO PODE SER SALVO


PINGA RATO PODE SER SALVO

Segundo informações que me foram passadas pelo amigo Claudecir Barbosa, a prefeitura através do Conselho de Patrimônio Histórico, está envidando esforços no sentido de resgatar essa riqueza cultural que é o Pinga Rato, essa originalíssima agremiação esportiva da rua de cima ( ou rua de baixo, como era chamada antigamente). Em nenhum outro lugar do planeta existe um time chamado Pinga Rato. 

TRISTEZA

A situação de penúria a que chegou o valoroso ORIGINAL ESPORTE CLUBE, deixa a rua de cima mais triste. Quem não se lembra dos carnavais, dos carros alegóricos de um passado nem tão distante? Mas o clube social encontra-se em ruínas, abandonado, tomado pelo mato, com as paredes avariadas e se algo não for feito com urgência, o prédio pode cair.

SITUAÇÃO LEGAL

Segundo o Claudecir, entedimentos já vem sendo mantidos junto a atual direção do clube, para que iniciativas conjuntas possam ser tomadas. De qualquer maneira, já deixou clara a disposição do Conselho de Patrimônio Histórico e da Prefeitura em ajudar a resgatar esse importante e pitoresco clube alvinopolense.

O FUTURO

Vislumbro um futuro com a sede campestre revitalizada, com gestão conjunta, com funcionamento de um bar, com shows pequenos, cozinha, sala de fotografias, criação de um site, quem sabe também na parceria de uma escolinha de futebol e remontagem do time? 

AGUARDAREMOS NOVAS INFORMAÇÕES...

Ficaremos esperando ansiosamente por novas notícias. Tenho certeza que o Taioba, que é da rua de cima e deve ter jogado muito contra Barbado no campo do Pinga Rato, deve se sensibilizar e se empenhar pessoalmente para que esse sonho volte a ser realidade. 



quarta-feira, 1 de abril de 2015

DER só quer remendar...

Mensagem enviada para o DER

Caros amigos. Parte da rodovia MG-123, de responsabilidade do DER, atravessa a área urbana de Alvinópolis, causando transtornos devido ao trânsito intenso de caminhões pesados. Segundo nos foi informado, o asfalto dentro dessa área urbana é de responsabilidade do DER.A Prefeitura diz que está em contato com o DER para a revitalização desse asfalto extremamente danificado. Esperamos que o DER faça a sua parte, já que utiliza parte das vias urbanas e deveria oferecer uma contrapartida de manutenção permanente. sem a necessidade da intervenção de deputados, prefeitos e cidadãos.

E O DER respondeu

Em resposta às manifestações encaminhada em 27/03/2015, apresentadas através da Ocorrência 1445/2015 e de mensagem de e-mail, referente sà rodovia MG 123, trecho Entrº BR 262  Rio Piracicaba / Alvinópolis / Dom Silvério, a 40ª Coordenadoria Regional deste Órgão, sediada em Coronel Fabriciano informou que, apesar de segmentos urbanos não pertencerem à rede conservada do Órgão,  tem executado operações tapa-buracos na via.

Esclareceu, ainda, que, está aguardando a liberação de recursos orçamentários pelo Governo do Estado, para executar esses serviços no perímetro urbano de Alvinópolis, o que deverá ocorrer durante o mês de abril.

E agora?

Foi uma resposta automática e institucional. Sabemos que essas questões se resolvem pelas vias políticas. Pela resposta do DER, eles não tem responsabilidade sobre as vias públicas. Só de tapar buracos. Mesmo assim, estão sem verbas. 

A responsabilidade é de quem?

Se a responsabilidade não é do DER é de quem? Da Prefeitura? Mas quer dizer então que o nosso Departamento de Estradas e Rodagem utiliza nossas vias públicas, despeja centenas de caminhões, desafoga outras rodovias e não oferece nenhuma contra-partida? Só tapa-buracos? O que a comunidade ganha pra aguentar os quase tremores de terra quando as carretas passam? E os casarões que tremem na rua de cima? E o perigo para os transeuntes, principalmente velhos e crianças? 

Leque de apoios políticos do prefeito

O atual prefeito Milton apoiou o Governador Pimentel e a presidenta Dilma. Apoiou também o deputado federal Nilton Cardoso Jr. Está no PMDB que tem vários cargos no governo e o atual vice governador Antônio Andrade. Segundo o assessor de Comunicação Claudecir Barbosa, tudo está muito encaminhado para que em abril, esse parte da MG 123 que atravessa a cidade e vai pra Dom Silvério e Ponte Nova já esteja totalmente revitalizada. Só que o DER tá informando secamente que a sua responsabilidade é só tapar buracos. Previsão para abril, mas sem orçamento ainda. 

Conclusão:

Se o Milton e o Taioba não pressionarem, só teremos remendos.