terça-feira, 9 de junho de 2015

PINGA RATO SE REERGUENDO

Há alguns dias publiquei com muita tristeza uma foto do nosso Pinga Rato caindo aos pedaços. Por isso, fiquei feliz essa semana quando passei perto do clube e percebi que o pessoal está trabalhando para revitalizar e botar o clube de pé. Quando passávamos, o atual presidente veio ao nosso encontro, o amigo Totone, com o qual já joguei muita bola, tanto no campinho da rua de cima quanto no próprio Pinga-Rato(onde já treinei no Juvenil com o folclórico treinador Afonsinho Anzolim). Mas o clube está se reerguendo, movido pelo amor irrestrito de seus apaixonados torcedores. No entanto, a turma tem problemas sérios a enfrentar. São muitos diretores, que nem sempre estão disponíveis. Também enfrentam problemas burocráticos e legais. Embora trabalhem de forma voluntária, na valentona mesmo, precisam que pessoas mais esclarecidas ligadas ao clube se somem no esforço do reerguimento desse patrimônio cultural da cidade.

O clube estava caindo aos pedaços

E O FUTURO?

Como diz meu amigo DINDÃO, sem amor nada vai pra frente. O Pinga Rato precisa que os apaixonados pelo clube se apresentem para ajudar, sujeitos como José Meyer do Espírito Santo, Jovelino Carvalho, os descendentes da Família Valentim, Policarpo, Caldeira, Borges, famílias tradicionais da rua de baixo precisam se unir. O povo um pouco mais da rua de cima também, como Piôrra, como os eternos craques Barbado, o goleiro Image, entre outros. O poder público também pode ajudar. Claudecir Barbosa, atual responsável pela comunicação do município, tem ajudado como pode. Os clubes precisam mesmo da parceria do município, pois fazem parte da cultura, além de trazerem retorno à sociedade, ao promoverem a socialização, a disciplina e o lazer saudável.  

PATRIMÔNIO IMATERIAL

Tem duas coisas que pra mim só tem em ALVINÓPOLIS em nível planetário: o cemitério de bambu e o Pinga Rato. Fico pensando aqui no futuro do clube. Depois de revitalizado, precisará de verbas para se manter. Será que o Patrimônio histórico não pode destinar alguma verba, pelo menos para manutenção? A diretoria precisa pensar em alternativas para geração de renda também, quem sabe um bar, uma lan house, um café, quem sabe uma nova camisa? Quem topa desenhar uma camisa top para o Pinga Rato? É Pensar alternativas pra manter as atividades. De qualquer maneira, temos de comemorar...e agradecer aos heróis que estão botando a mão na massa e salvando o pinga....


Nenhum comentário: