sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

A HISTÓRIA DA REFORMA DA CRECHE DE FONSECA

E importante que todos tomem conhecimento que a reforma da creche do distrito não começou essa semana. É um processo que vem se desenvolvendo há algum tempo. Mas tudo aconteceu pelas ações de diversas pessoas. É incrível o que uma comunidade pode conseguir quando se une por um ideal. 

COMO TUDO COMEÇOU


Há alguns meses criei o grupo PENSANDO FONSECA, juntamente com Rejane Alves, com a qual fiz amizade, depois de ver sua luta em prol do asfalto entre Fonseca e Catas Altas. Sempre fiquei sensibilizado com a situação do povo de Fonseca
Trata-se de um lugar que já deveria ter virado cidade há muito tempo. Sempre achei o distrito muito abandonado, usado apenas como curral eleitoral.Começamos um trabalho de levantar a bola do lugar e mostrar o que tinha de bom. E o pessoal foi aderindo.


FOI QUANDO A FOTO CHEGOU

Quem me enviou a foto na verdade foi a Elunete mostrando o estado da creche de Fonseca. Me deu vontade de chorar. A fotografia mostrava um prédio muito feio, com as paredes todas descascadas, parecendo cenário de guerra.  Fiquei com aquele negócio na cabeça e comecei a imaginar maneiras de ajudar. Depois conversei com a Janira que era coordenadora e comecei a pensar num jeito para pelo menos pintar a frente do prédio, pra dar um pouco de alegria as crianças e pessoas que lá trabalhavam.


CRIAMOS O GRUPO AMIGOS DA CRECHE NO FACE

Através do grupo começamos a juntar pessoas pra pensar maneiras de viabilizar a reforma. Comecei a postar provocações pra ver se sensibilizava o povo.

MAS O QUE GEROU RESULTADO MESMO FOI O GRUPO NO WHATSAPP

Existe um grupo frequentado principalmente por uma mulherada arretada. O grupo tinha o nome de MG 126 e depois mudou  para JUNTOS SOMOS MAIS. Nesse grupo começamos a imaginar maneiras de levantar dinheiro para a reforma. Apareceu um monte de gente dando ótimas ideias. Tinha a própria Ninha, Elunete, Aline, Edileuza, Paula, Érica, o Dionas ( Juninho da Acodif), Enio Reis de Santa Bárbara. Pintou proposta de rifa, de jogo beneficente, de procura de patrocinadores e a coisa foi evoluindo. O pessoal do Los Hermanos e do 1º de maio também se prontificou a ajudar.

FESTIVAL DE PASTÉIS E GARAPA

Pintou também a ideia de fazer um Festival de pasteis e garapa. O pessoal ficou animado, pois seria também a oportunidade de se criar um evento interessante em Fonseca, contando com o apoio principalmente da pasteleira Ninha. Mas a ideia teve de ser adiada...

A NINHA, COM PROBLEMAS PARTICULARES NÃO PÔDE ASSUMIR. MAS FEZ MELHOR

Eu tinha feito um projeto para que o pessoal pudesse correr atrás de patrocínio. A Ninha pegou esse projeto e foi à luta. Um tempo depois a Rejane me avisava: - Marcos, parece que a Ninha arranjou um patrocinador para a reforma da creche. E era verdade.

ESTER SANCHES ENTRA NA HISTÓRIA

Finalmente me disseram que Ester Sanches iria ajudar com uma doação substancial. E ela realmente não negou fogo. Alguns dias depois foi à Fonseca pessoalmente para conferir a situação da creche, filmou as crianças, fez fotos e disponibilizou a quantia. Nota 10 pra Ester. 

OUTROS COLABORADORES

O dinheiro já estava garantido, mas seria necessário um orçamento pormenorizado do engenheiro da prefeitura. Foi algo que demorou um pouco. Contamos nesse momento com o vereador Samuel Bicoco, que ficava na cola para agilizar o orçamento e informando para a Janira sobre o andar das coisas na prefeitura.

JANIRA FOI MUITO HABILIDOSA

Eu pelo menos tinha um temor de que a prefeitura em algum momento quisesse impedir o prosseguimento da obra. Isso por que existia um licitação para uma nova creche e é sabido que a prefeitura tem tido muitas dificuldades financeiras, precisando priorizar muito bem as coisas. Mas a prefeitura não dificultou em nada. E a Janira soube conduzir muito bem, com muita paciência e responsabilidade.

ORÇAMENTOS FEITOS E HONESTIDADE DA JANIRA

Ester queria disponibilizar o dinheiro rápido, mas a Janira pensou diferente. Preferiu relacionar todas as necessidades primeiro e o dinheiro foi repassado direto aos fornecedores. Assim foi possível adquirir todo o material para a reforma.

CHEGOU A HORA DA MÃO DE OBRA E QUEM CHEGOU PRIMEIRO? ELE MESMO! O VEREADOR MAUROSAN



Dando exemplo e pegando no batente, Maurosan apareceu e literalmente botou a mão na massa. Ele há alguns anos já havia ajudado em pequenos serviços lá. Reforma mesmo não havia acontecido antes. Somente uma pintura em 2011 e depois a Samarco também ajudou um pouco. Mas a atitude do Maurosan não deixa de ser simbólica. Ele e esposa se apresentaram como voluntários. Foi uma atitude muito bacana, porém a Janira precisa de mais voluntários. Mas temos certeza que eles aparecerão nos próximos dias. 



OUTROS COLABORADORES


Janira postou muito feliz também que haviam outros colaboradores, como o Sr Jean Gonçalves que também trabalhou voluntariamente.

E Geraldo de Beco e Genival, que doaram um fogão muito chique pra creche, além do Zezé de Nilo.


Mais gente chegando pra ajudar...oba !!!





O INTUITO DESSE TEXTO É DEMONSTRAR O PODER COLETIVO.

Foi uma corrente positiva que fez com que a reforma acontecesse. A obra ainda está no seu início, mas não tenho dúvidas de que daqui a pouquíssimo tempo teremos uma fotografia nova da creche, toda pintadinha, linda, do jeito que tem de ser. E nesse momento teremos a alegria de editar duas fotos juntas: como era e como ficou.

E DEPOIS?

Depois, que tal essa comunidade que pode tudo se unir por mais uma causa? Que tal fazer a diferença?  

3 comentários:

Unknown disse...

Parabens pela materia de esclarecimentos!!!

Unknown disse...

Com certeza .Juntos vamos fazer um fonseca novo.Juntos somos mais💪💪

Ninha Ribeiro disse...

Com certeza vamos fazer a diferença .JUNTOS SOMOS MAISSSSS 💪💪💪💪