segunda-feira, 22 de junho de 2009

ARGUMENTO/PROJETO FESTIVAL 2009


Justificativa

O Festival da canção de Alvinópolis chega aos 29 anos com a certeza de que a longevidade e a credibilidade conquistadas tornaram o evento consagrado e esperado por toda a comunidade artística da Região, de Minas e por que não dizer do Brasil.

Realizado pela primeira vez em 1976, o Festival de Alvinópolis sobreviveu aos modismos, se impondo como realização de grande vulto no calendário regional, um evento que experimentou sucesso e fracasso, mas que continua aprendendo e se aperfeiçoando.

Nas 28 edições estiveram representadas cerca de 200 cidades e mais de 2.000 artistas de Minas e de várias partes do país, com público médio de 5.000 pessoas por edição.

Isso se deve ao trabalho quase sempre voluntário de um grande exército de amigos da cultura, de pessoas abnegadas que se revezaram através dos anos e fizeram do FESTIVAL este evento de grande importância para a formação da juventude de Alvinópolis e da região.

Nas esquinas de Alvinópolis, tradição e modernidade se encontram.

RESPONSABILIDADE CULTURAL

Investir no Festival significa dar suporte a um evento cultural de enorme significado para toda a comunidade artística nacional.

Localmente, o Festival tornou-se uma espécie de Universidade onde os artistas podem interagir com artistas de outras culturas, aprendendo e aperfeiçoando a arte da composição e se formando dignos representantes da música produzida em nossa cidade.

Para os artistas da região, principalmente os compositores, representa uma referência, um dos únicos sobreviventes de uma época de ouro em que os festivais pipocavam por todo o país.

O evento também goza de grande prestígio junto a artistas de outros estados, que saem dos pontos mais longínquos do país (Sergipe, Manaus, Rio de Janeiro, Salvador, etc) para se apresentarem na cidade. Ganhar um prêmio em Alvinópolis acaba representando pontos importantes nos currículos de diversos artistas.

Para o público, significa a oportunidade de travar contato com uma música nova, diferente da veiculada pela mídia convencional.

INVESTIR NO FESTIVAL VALE À PENA

Os patrocinadores e parceiros, terão suas marcas e mensagens divulgados através das peças gráficas do Festival (Cartazes, Folders, Releases, jornais, Outdoors, rádio, entrevistas) , divulgação também durante o evento ( locutor-Palco-Banners-telão–outros ) e através da internet ( site do Festival, malas diretas virtuais e links correlatos).

O FESTIVAL 2009

O festival em 2009 será realizado com entrada franca na Praça São Sebastião. nos dias 24,25 e 26 de julho. O evento cumprirá o seu papel de abrir espaços para compositores e intérpretes de Alvinópolis, da cidades próximas e de todo o território nacional e proporcionará ao público presente uma mostra da melhor música autoral produzida no país. Várias programações e mostras paralelas estão sendo estudadas, como Tenda da Cultura, com Banca de Cds e souvenirs (com artigos dos artistas locais e do festival), livreto com as letras das músicas (para que o público possa acompanhar) e shows locais, valorizando os artistas da terra.

CONCLUSÃO

Alvinópolis é uma cidade extremamente musical, de uma gente simpática e criativa. A música é uma vocação natural dos Alvinopolenses, que desde sempre entoaram seus cânticos, seja nos maravilhosos vocais nas missas, seja nas batuques, nos cantos negros do congado de N.S.Aparecida, seja nos conjuntos musicais, nos bailes da vida.

O festival é uma exposição de toda essa exuberância, um evento de baixo custo, mas de amplo poder multiplicador, capaz de reunir alvinopolenses de todas as gerações, ausentes e presentes, além de pessoas de toda região que também amam a cultura e se irmanam numa festa onde a música e a cultura se encontram no pódium mais alto.

LINKS SOBRE ALVINÓPOLIS E SOBRE O FESTIVAL

http://memoriafestalvi.blogspot.com/

www.alvinews.com.br

www.alvinopolisquepensa.blogspot.com

www.alvifest.com.br

Nenhum comentário: